«

»

jun 18 2019

Junho Violeta alerta para doença nos olhos

O movimento “Junho Violeta” é uma campanha realizada por oftalmologistas para conscientizar sobre a ceratocone, uma doença que deforma a córnea e já é a principal causa de transplantes do órgão no país.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 20% de todos os transplantes de córnea realizados hoje são por causa da doença.

A ceratocone é um desvio da curvatura da córnea, que é a lente natural da nossa visão. Essa deformação está ligada ao hábito de esfregar os olhos, muitas vezes por razões alérgicas. Nos casos mais graves só o transplante pode resolver.

Segundo o oftalmologista, Ricardo Boucault, o exame para detectar a doença deve ser feito na adolescência.

“Essa fase é o período que a doença mais progride, por isso é indicado fazer na adolescência. A detecção precoce da ceratocone consegue prevenir que o paciente chegue a estágios mais avançados, precisando de transplante, cirurgia de anel ou até lentes de contato”, explica.

A ceratocone atinge uma em cada duas mil pessoas. Sem transplante, os pacientes só conseguem ter uma boa visão, nos casos mais graves, usando lentes de contato. Esse é o caso da estudante de enfermagem Tatiana de Paula Medeiros. Ela sofreu anos usando óculos indicados por outra médica que custaram mais de R$ 3 mil. “Quando eu comecei a fazer meu curso, não enxergava praticamente nada. Mesmo com os óculos e sentando na primeira carteira”.

Com informações do G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*