«

»

nov 27 2019

Juros do cartão de crédito sobem e chegam a 317% ao ano

Resultado de imagem para cartões de crédito"

Os juros do rotativo dcartão de crédito subiram em outubro, enquanto outras modalidades de crédito para as famílias apresentaram retração, informou o Banco Central hoje (27).

A taxa média da modalidade do cartão teve alta de 9,4 pontos percentuais em relação a setembro, chegando a 317,2% ao ano. A taxa média é formada com base nos dados de consumidores adimplentes e inadimplentes.

O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão.

O crédito rotativo dura 30 dias. Após esse prazo, as instituições financeiras parcelam a dívida.

No caso do cliente adimplente, que paga pelo menos o valor mínimo da fatura do cartão em dia, a taxa chegou a 285,4% ao ano em outubro, queda de 4,8 pontos percentuais em relação a setembro.

Já a taxa cobrada dos clientes que não pagaram ou atrasaram o pagamento mínimo da fatura (rotativo não regular) os juros subiram 18,5 pontos percentuais, indo para 338% ao ano.

O chefe do Departamento de Estatísticas do BC, Fernando Rocha, destacou que o rotativo do cartão deve ser evitado. “É uma modalidade para recursos emergenciais quando o planejamento financeiro não deu certo, e deve se buscar sair dela o mais rapidamente possível”, disse.

Com informações de Veja

Foto : EBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*