«

»

jan 08 2019

Kim Jong-un viaja para China, com agenda em segredo

Resultado de imagem para presidente da coreia do norte 2018

 líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, está de visita em Pequim para se reunir com o presidente da China, Xi Jinping, em uma viagem que pode representar um prenúncio de uma nova cúpula com os Estados Unidos para falar sobre desnuclearização, anunciaram hoje (8) veículos de imprensa norte-coreanos e chineses.

Espera-se que Kim Jong-un se reúna com Xi Jinping durante a visita, apesar de seu itinerário na China ser mantido em absoluto sigilo.

Como é habitual, poucas horas antes da confirmação oficial, informações circularam na internet sobre uma possível viagem de Kim à China, depois que um trem blindado norte-coreano foi visto cruzando a fronteira.

A agência estatal “KCNA” confirmou depois que, convidado pelas autoridades chinesas, Kim realizará até a próxima quinta-feira uma viagem oficial ao país vizinho junto com sua mulher, Ri Sol-ju, e representantes do partido único, do gabinete de ministros e das forças armadas.

Entre os oficiais que acompanham o marechal se encontram Kim Yong-chol, responsável de inteligência e figura-chave nas negociações nucleares com os EUA, e os titulares de Relações Exteriores e Defesa, Ri Yong-ho e No Kwang-chol, segundo a “KCNA”.

Em imagens mostradas pela televisão estatal “KCTV”, também é possível ver Kim Yo-jong, irmã e conselheira de Kim Jong-un, na comitiva que embarcou em Pyongyang no trem com destino a Pequim, onde o comboio chegou às 10h55 locais (0h55 em Brasília), segundo confirmaram correspondentes da agência sul-coreana “Yonhap” na capital chinesa.

Esta viagem, a quarta de Kim à China no último ano, faz pensar que o encontro com Xi poderia ser o prenúncio de uma segunda reunião entre o jovem líder e o presidente dos EUA, Donald Trump, depois que ambos mostraram vontade de realizar um segundo encontro para desbloquear o processo de desnuclearização.

Fonte: EFE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*