«

»

jul 12 2019

Lei proíbe sacolas plásticas no comércio do DF

Resultado de imagem para sacolas de plastico

O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou, ontem (11), lei que proíbe a venda e a distribuição gratuita de sacolas plásticas por estabelecimentos comerciais do Distrito Federal.

A norma foi publicada no Diário Oficial do DF e deve ser regulamentada em até 12 meses, quando começará a valer.

Como alternativa, o dispositivo prevê o uso de sacolas biocompostáveis e até biodegradáveis, desde que não haja qualquer percentual de substâncias sintéticas na composição.

As sacolinhas permitidas pela lei devem ser feitas a partir de matérias orgânicas como fibras naturais celulósicas, amidos de milho e de mandioca, bagaço de cana, óleo de mamona, cana-de-açúcar, beterraba e proteína de soja.

Segundo o presidente do Sindicato de Supermercados do DF (Sindsuper-DF), Gilmar Pereira, cerca de 100 milhões de sacolas plásticas são utilizadas a cada mês em 1,2 mil estabelecimentos na capital.

Pereira afirma que o setor ainda vai discutir como aplicar a norma, mas encara a lei de forma positiva. “O intuito é que, em uma ação conjunta entre o setor produtivo e a sociedade civil, possa haver uma mudança de hábito em relação ao cuidado com o meio ambiente.”

Com informações do G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*