Bares e restaurantes do Distrito Federal já podem realizar shows ao vivo no estabelecimento. A autorização, assinada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), foi publicada no Diário Oficial hoje (14) e já está em vigor.
As apresentações musicais estavam suspensas desde março, devido à pandemia do novo coronavírus. O decreto mantém as medidas de distanciamento entre clientes e a obrigatoriedade do uso de máscaras.
A flexibilização ocorre no período em que a capital registra 2.899 mortes pela Covid-19, segundo o balanço da Secretaria de Saúde, divulgado na noite de ontem. Ao todo, são 176.837 pessoas infectadas desde o início da pandemia, sendo 13.604 casos confirmados em setembro.
Medidas sanitárias:
Os bares e restaurantes abriram as portas no dia 15 de julho. Desde então, os estabelecimentos devem seguir uma série de regras preventivas para evitar o contágio do novo coronavírus. São elas:
- Mesas devem ser mantidas a uma distância de dois metros umas das outras, com limite de seis pessoas por mesa;
- Os locais devem funcionar com 50% da capacidade autorizada no alvará de regulamentação;
- Comércio deve disponibilizar álcool em gel 70% a todos os clientes e frequentadores;
- Temperatura dos clientes e funcionários deve ser aferida;
- Obrigatório o uso de máscaras tanto pelo prestador de serviço como pelo cliente;
- No caso de self-service, o restaurante deve oferecer luvas descartáveis de plástico ou guardanapos de papel para que os clientes se sirvam;
- Pessoas consideradas do grupo de risco, tais como idosos, gestantes e pessoas com comorbidades ficam proibidas de fazer parte das equipes de trabalho;
- Reforço de limpeza nas mesas após uso, assim como banheiros.
Com informações de G1