«

»

ago 27 2018

Lula lidera pesquisa do BTG Pactual e Amoêdo fica em terceiro lugar

Resultado de imagem para pesquisa

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando as pesquisas de intenção de votos nos cenários em que é apresentado como candidato, de acordo com um novo levantamento produzido pelo banco de investimentos BTG Pactual e divulgado hoje (27).

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como BR-06062/2018, e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos doi2 mil eleitores por telefone nos dias 25 e 26 de agosto.

Nas respostas espontâneas, Lula é citado por 26% dos entrevistados; no cenário estimulado (quando os nomes dos candidatos são apresentados), ele chega a 35% das intenções de voto.

O segundo colocado da lista, o deputado Jair Bolsonaro (PSL), é citado por 19% das pessoas no levantamento espontâneo, por 22% no cenário com Lula, e lidera com 24% das intenções de voto no cenário sem Lula.

A surpresa da pesquisa fica por conta do banqueiro João Amoêdo (Novo): no levantamento espontâneo, ele aparece como terceiro nome mais citado, com 3% das intenções de voto, à frente de Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB), que têm, cada um, 2% das respostas na pesquisa (a diferença ainda está dentro da margem de erro).

No cenário estimulado e com Lula, Amoêdo tem 4% das intenções de voto, atrás de Marina Silva (9%), mas encostado, dentro da margem de erro, em Geraldo Alckmin (6%) e Ciro Gomes (5%).

Sem Lula no páreo, a intenção de voto em Marina Silva sobe para 15%; em Alckmin, para 9%; em Ciro, 8%.

Fernando Haddad, provável substituto de Lula caso ele não possa concorrer, passa para 5% e João Amoêdo mantém seus 4%.

Pesquisa espontânea

Candidato Intenções de voto
Lula 26%
Bolsonaro 19%
João Amoêdo 3%
Geraldo Alckmin 2%
Marina Silva 2%
Ciro Gomes 2%
Alvaro Dias 1%
Outros 1%
Ninguém/nenhum 15%
Branco/Nulo 5%
Não sabe 23%
Não respondeu 2%

Cenário 1 de pesquisa estimulada (com Lula)

Candidato Intenções de voto
Lula 35%
Jair Bolsonaro 22%
Marina Silva 9%
Geraldo Alckmin 6%
Ciro Gomes 5%
João Amoêdo 4%
Alvaro Dias 2%
Guilherme Boulos 1%
Henrique Meirelles 1%
Outros 1%
Ninguém/nenhum 9%
Branco/nulo 2%
Não sabe 3%
Não respondeu 1%

Cenário 2 de pesquisa estimulada (sem Lula)

Candidato Intenções de voto
Jair Bolsonaro 24%
Marina Silva 15%
Geraldo Alckmin 9%
Ciro Gomes 8%
Fernando Haddad 5%
João Amoêdo 4%
Alvaro Dias 3%
Henrique Meirelles 1%
Guilherme Boulos 1%
Cabo Daciolo 1%
Outros 2%
Ninguém/nenhum 18%
Branco/nulo 5%
Não sabe 4%
Não respondeu 1%

O ex-presidente Lula está preso desde abril após condenação em segunda instância no caso do tríplex no Guarujá. Como é pouco provável que ele vá participar das eleições, embora continue liderando as pesquisas, é importante saber para onde migram os seus votos caso ele não esteja na disputa.

Segundo o levantamento do BTG, 17% dos eleitores de Lula migram para Marina Silva; outros 12%, para Fernando Haddad; e fatias iguais de 9% se distribuem entre Jair Bolsonaro, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin.

A grande maioria, porém, passa a responder que não votaria em nenhum dos candidatos (25%). Outros 8% dizem que votam branco ou nulo, e 5% afirmam que não sabem.

Fonte: Exame

Foto: cps

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*