«

»

nov 09 2019

Lula tem festa no sindicato e encontros políticos

Hoje (9) será de comemorações para os apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi libertado ontem (8) da carceragem da Polícia Federal em Curitiba após 19 meses na prisão — e de protestos para seus opositores.

Lula estava preso desde abril de 2018 após ser condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal de Curitiba por corrupção no caso do tríplex no Guarujá. O ex-presidente diz que é inocente e que sofre perseguição política.

Ao sair da prisão, o ex-presidente foi recebido por aliados e apoiadores em um ato em frente à carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba, onde fez um discurso.

Ele agradeceu aos apoiadores, disse que pretende percorrer o Brasil, criticou o presidente Jair Bolsonaro e afirmou que sai da prisão sem ódio.

Mas a grande festa de comemoração do PT e de movimentos que apoiam Lula será hoje, em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, cidade onde o ex-presidente vai voltar a morar.

O evento será na sede Sindicato dos Metalúrgicos dos ABC, berço político do ex-presidente e local onde ele foi preso pela PF em 2018.

O PT, o sindicado e o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) estão mobilizando a militância desde ontem, a festa oficial começa ao meio-dia.

O objetivo do PT é concentrar toda a mobilização no local para receber o ex-presidente.

Lula deve fazer um pronunciamento na comemoração por volta das 14h.

No sindicato, Lula também se reunirá com políticos e alidos que não estavam na sua recepção na saída da carceragem em Curitiba.

O ato foi organizado rapidamente nos últimos dois dias: o partido não tinha um planejamento antecipado na semana passada porque aliados do ex-presidentacreditavam que sua soltura poderá levar alguns dias mesmo após a decisão favorável do Supremo.

A logística está sendo organizada pelo sindicato, incluindo a segurança.

Com informações da BBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*