«

»

out 28 2015

MAIS DE 700 MIL REFUGIADOS NA EUROPA SOMENTE ESTE ANO

Mais de 700 mil refugiados chegaram em 2015 à Europa através do Mediterrâneo e 3.210 morreram ou desapareceram durante a travessia.

O anúncio é do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), mas não contempla número muito elevado de fugitivos que morreram na tentativa de atingir a Europa, seja pelas águas, seja pela terra.

No total, foram 705.200 os migrantes que atravessaram o Mediterrâneo, 562.355 dos quais entraram pela Grécia e 140.000 pela Itália. Isso sem contar entradas clandestinas, que ainda não foram contabilizadas.

De acordo com o Acnur, os sírios representam um pouco mais da maioria dos que chegam, atingindo os 64% no caso da Grécia.

“O número de chegadas continua a ser elevado na Grécia, apesar da deterioração das condições meteorológicas no fim de semana”, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Segundo a OIM, 5.239 pessoas chegaram à Grécia no sábado (24) e 4.199 no domingo (25).

Desde o início do mês, mais de 160 mil migrantes chegaram à Grécia vindos da Turquia, 99 mil dos quais desembarcaram em Lesbos, 22 mil em Chios, 21,5 mil em Samos e cerca de 7,5 mil em Léros, adiantou.

À Itália, chegaram 7.230 migrantes em outubro, contra mais de 15 mil no mesmo período do ano passado. A OIM atribui a diminuição ao fato de os sírios seguirem agora essencialmente pela Turquia e pela Grécia.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*