«

»

set 01 2014

MALUF É FICHA SUJA E TEVE CANDIDATURA IMPUGNADA

RENATO RIELLA

No Brasil, o povo não acredita em mais nada, mas às vezes o país surpreende. Digo isso porque acaba de ser anunciado que o famigerado Paulo Maluf (PP) teve o seu registro de candidato indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo: ele é mesmo um ficha suja.

Por 4 votos a 3, venceu o entendimento no TRE de que a condenação de Maluf no caso de superfaturamento na construção do túnel Ayrton Senna, quando ele era prefeito de São Paulo, o enquadra no artigo da Ficha Limpa que trata da inelegibilidade por improbidade administrativa.

Em nota, os advogados de Maluf afirmaram que irão recorrer da decisão ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), onde provavelmente ele tomará bomba novamente. Eles sempre reagem assim…

Maluf foi condenado pelo Tribunal de Justiça SP em dezembro do ano passado. Além de ser um caso previsto na Lei da Ficha Limpa, a sentença do TJ previa a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito por cinco anos.

A impugnação da candidatura do deputado federal foi pedida pela Procuradoria Eleitoral de São Paulo.

Em 2010, o registro de Maluf também foi indeferido pelo TRE. Mas o Supremo Tribunal Federal decidiu, posteriormente, que a Lei da Ficha Limpa não poderia ser aplicada naquela eleição. Assim, todos os condenados puderam assumir mandatos.

Desta vez, a Lei da Ficha Limpa está em pleno vigor e, depois da decisão sobre o candidato José Roberto Arruda, ninguém espere que o TSE vá passar a mão na cabeça logo do Maluf, que poderá finalmente se aposentar compulsoriamente da política.

Quem disse que esta é uma “leizinha”? Tchau, Maluf!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*