«

»

nov 20 2020

Márcia Abrahão é reeleita como reitora da UnB

Em 17 de setembro, o Conselho Universitário (Consuni) da UnB aprovou a votação da listra tríplice para nomeação da reitoria. A lista foi encabeçada por Márcia, que recebeu 96% dos votos do colégio eleitoral – 85 dos 89.

Os outros nomes que estavam na lista são os das professoras Olgamir Amancia Ferreira, da Faculdade UnB Planaltina (FUP) e Germana Henrique Pereira, do Instituto de Letras (IL).

Em outras instituições de ensino, Bolsonaro não escolheu o primeiro colocado da lista tríplice. Por exemplo, em 30 de agosto, o presidente escolheu o terceiro lugar para a gestão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que tem campus em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Situação semelhante ocorreu na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Nesta quinta-feira (19), Bolsonaro escolheu o segundo colocado da lista tríplice para assumir a gestão.

Márcia tem graduação, mestrado e doutorado pela UnB. Mãe de dois filhos, a professora nasceu no Rio de Janeiro e chegou ao Distrito Federal em 1980 com os pais e o irmão. A trajetória da gestora na instituição de ensino começou em 1982, quando ela ingressou no curso de geologia.

Durante a formação superior, Márcia se dedicou à área de mineralogia. Em 2016, a geóloga trabalhava com pesquisas sobre granitos e mineralização. A reitoria passou por empresas como a Petrobras e o Banco Central. Além disso, ela comandou o Departamento de Mineralogia e Petrologia da UnB.

Em 2016, Márcia foi eleita com pautas de flexibilização da jornada de trabalho para servidores, incentivo à capacitação, ampliação das políticas de acolhimento e permanência, além da modernização da infraestrutura da universidade.

No novo mandato, Márcia pretende manter pautas sociais, como acolher estudantes que precisam de auxílio. No fim de setembro, a reitora c disse que os principais desafios para o próximo mandato serão relacionados ao orçamento da UnB, que deve sofrer cortes pelo Ministério da Educação (MEC), além da pandemia do novo coronavírus.

Com informações de G1

Foto: Beto Ribeiro/Secom UnB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*