«

»

ago 03 2021

Martine Grael e Kahena Kunze são bicampeãs na vela; ouro no Rio, ouro em Tóquio

Foto: (REUTERS)

Dupla duas vezes medalhista olímpica, Martine Grael e Kahena Kunze formam uma parceria entrosada, com personalidades tão diferentes. Martine, de 30 anos, é a razão da dupla, a que dita o caminho do barco durante a regata, a timoneira. Kahena, também de 30 anos, é mais explosiva, aquela que faz o peso na hora das manobras. Ouro no Rio-2016. Ouro em Tóquio-2020.

As duas são de família de velejadores. Martine é filha de Torben Grael, e dono de cinco medalhas olímpicas, e sobrinha de Lars, que tem outras duas.

Já Kahena é filha de Claudio Kunze, campeão mundial juvenil nos anos 1980.

Em 2013, as duas acreditaram em um projeto de formar uma parceria visando as Olimpíadas de 2016, quando a classe 49erFX faria a estreia. Os primeiros resultados foram muito promissores, com a prata no Mundial daquele ano e o título mundial na temporada seguinte, em 2014. O time seguiu muito bem até chegar ao ouro olímpico em 2016.

A reta final da preparação para as Olimpíadas de Tóquio foi complicada. Muito tempo treinando na Europa, onde conseguiram participar de algumas poucas competições liberadas após o início da pandemia. A ideia era sempre passar algumas semanas treinando com boas duplas, para ter algum tipo de parâmetro.

Em oito anos de parceria são duas medalhas olímpicas, além de cinco medalhas em Campeonatos Mundiais (um ouro e quatro pratas) e uma prata e um ouro em Jogos Pan-Americanos.

Com informações de G1

Foto: Reuters/G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*