«

»

jul 08 2019

Mercado reduz previsão de crescimento da economia

Os analistas do mercado financeiroreduziram mais uma vez a previsão de crescimento da economia em 2019, segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC) hoje (8).

É a 19º queda seguida na previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

De acordo com dados do boletim de mercado, conhecido como relatório “Focus”, a previsão de crescimento do PIB em 2019 passou de 0,85% para 0,82%.

Os analistas ouvidos pelo Banco Central mantiveram a previsão de inflação para 2019 em 3,80%.

meta central deste ano é de 4,25%, e o intervalo de tolerância do sistema de metas varia de 2,75% a 5,75%.

O relatório Focus é resultado de levantamento feito na semana passada com mais de 100 instituições financeiras.

Os economistas dos bancos não alteraram a previsão de crescimento do PIB para 2020, mantendo a expectativa em 2,20%. A previsão de inflação para o próximo ano também foi mantida em 3,91%.

Já para 2021 a previsão de crescimento do PIB foi mantida em 2,5% com uma inflação de 3,75%.

A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic).

Na última semana, os analistas do mercado financeiro mantiveram previsão da taxa básica de juros da economia, a Selic, para o final de 2019. Segundo dados do boletim, os economistas esperam que a taxa básica de juros encerre o ano em 5,50%.

Para o fim de 2020, a estimativa do mercado financeiro para a Selic ficou em 6,5% ao ano.

Em junho, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a Selic, em 6,5% ao ano. Foi a 10ª vez consecutiva que a taxa é mantida no menor patamar da série histórica. A Selic serve como referência para as demais taxas de juros cobradas de pessoas e de empresas.

Com informações do G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*