«

»

jul 29 2022

Ministério da Saúde confirma a primeira morte no Brasil pela varíola dos macacos

O Ministério da Saúde anunciou hoje (29) o primeiro óbito por varíola do macaco fora do continente africano. A vítima é um homem internado em um hospital de Uberlândia (MG). Segundo informações do Ministério, ele tinha várias comorbidades e imunossupressão.

Até agora já são 1.066 casos registrados em 15 estados e no Distrito Federal. A doença está mais espalhada em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Ontem, o Ministério da Saúde criou um Centro de Operação em Emergências para acompanhar a situação epidemiológica e elaborar um plano de vacinação contra a varíola dos macacos.

Foram convidados a participar do colegiado, membros do Conass, Conasems, Opas, Anvisa e representantes de outras secretarias do Ministério da Saúde, além da própria SVS. “O esquema de imunização deve ser de duas doses com intervalo de 30 dias entre elas. Já estamos em tratativas com as fabricantes para adquirir os imunizantes. O COE vai acompanhar todo o processo pandêmico em relação à monkeypox”, destacou Medeiros.

As informações recentes sobre mortes por varíola do macaco foram relatadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) eram de cinco óbitos no surto deste ano, todos em países da África, onde a doença é endêmica.

Fonte: Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*