«

»

set 10 2020

Ministério Público investiga fraudes na compra de equipamentos médicos no DF

“Também havia a participação, no esquema criminoso, de funcionários e sócios de outras empresas, por meio de falsas disputas nos procedimentos licitatórios a fim de justificar as fraudadas compras de equipamentos médico-hospitalares.”

A partir da investigação, os promotores identificaram o uso irregular de R$ 123,2 milhões, referentes a 11 processos licitatórios na Secretaria de Estado de Saúde do DF. Os valores teriam sido transferidos para países como Suécia, China, Estados Unidos, França e Polônia.

O MP informou que os pagamentos ocorreram em euro e dólar, efetuados via carta de crédito pela pasta para contas bancárias de empresas pertencentes ao grupo empresarial investigado. “Um sofisticado esquema internacional de lavagem de dinheiro”, disse o Ministério Público.

O nome da operação Gotemburgo faz alusão à cidade de mesmo nome, na Suécia, onde está localizada a sede da empresa investigada, que fabrica camas cirúrgicas.

Os suspeitos devem responder por fraude em licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no âmbito dos processos de contratação das empresas

A investigação é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*