«

»

fev 08 2019

Moradores são retirados de suas casas por causa de barragem da Vale em Barão de Cocais(MG)

A Agência Nacional de Mineração (ANA) determinou a retirada de cerca de 500 pessoas das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, todas em Barão de Cocais, na região central de Minas Gerais, por causa da Barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, da Vale. Os moradores saíram de casa na madrugada de hoje (8), por volta de 1h, após sirenes serem acionadas.

A Prefeitura de Barão de Cocais disse que a Agência Nacional de Mineração ampliou para o nível 2, mais próximo da possibilidade de rompimento.

Moradores do povoado de Pinheiros, em Itatiaiuçu, região metropolitana de BH, também foram retirados de suas casas na madrugada. Ao todo, cerca de 50 famílias foram levadas para um hotel em Itaúna, na Região Centro-Oeste do estado. De acordo com a Polícia Militar, o pedido de apoio da retirada veio da Defesa Civil, que alertou para o risco de rompimento da barragem. O povoado de Pinheiros fica a 1,5 quilômetro da barragem.

O secretário de Comunicação de Barão de Cocais, Mardem Chaves, disse que a retirada atinge os moradores de comunidades, que ficam cerca de dois quilômetros da barragem, que está desativada. Ele reafirmou que algumas pessoas ainda estão sendo levadas ao Ginásio Poliesportivo.
Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*