«

»

jan 20 2018

Morre papa da gastronomia francesa, o estrelado chef Paul Bocuse

chef

Paul Bocuse, o francês que inspirou o filme Ratatouille, da Disney, começou a trabalhar aos 15 anos como ajudante de cozinha e veio a transformar-se um dos mais influentes chefs do mundo, morreu este sábado, aos 91 anos.

A notícia foi anunciada via Twitter por Gérard Collomb, ministro francês do Interior: “Paul Bocuse está morto, a Gastronomia está de luto. (…) O papa dos gastrónomos deixou-nos. Que os nossos chefs em Lyon, como nos quatro cantos do mundo, possam cultivar por muito tempo os frutos da sua paixão”.

O presidente francês, Emmanuel Macron, também já expressou, na mesma rede social, o seu pesar pela morte do chef, que emprestou o nome a um dos mais importantes galardões da gastronomia mundial, o Bocuse d’Or. “Paul Bocuse já nao existe. os chefs choram nas suas cozinhas, no Eliseu e por toda a França”, escreveu o presidente francês, que partilhou ainda um comunicado a propósito da morte do chef que construiu um império a partir de Lyon.

Bocuse, cujo filho, Jêrome, seguiu as suas pisadas, tinha mais de 20 restaurantes espalhados pelo mundo. O l’Auberge du Pont de Collonges, o primeiro, foi fundado em 1965 e tem 3 estrelas Michelin.

Conhecido como o “papa” da gastronomia francesa, personificada por ele durante décadas no mundo inteiro, o estrelado chef Paul Bocuse faleceu aos 91 anos – informou no Twitter o ministro francês do Interior e ex-prefeito de Lyon, Gérard Collomb.

Bocuse faleceu em seu conhecido restaurante de Collonges-au-Mont-d’Or, vilarejo perto de Lyon, na região centro-leste do país, relatou um chef lionês próximo à família, que ainda não se pronunciou.

Há vários anos, Paul Bocuse sofria do Mal de Parkinson.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*