«

»

nov 27 2021

Morreu hoje, aos 83 anos, o arquiteto Ruy Otake

Fachada do Hotel Unique, em São Paulo (SP) — Foto: Divulgação

O arquiteto Ruy Ohtake morreu hoje (27), aos 83 anos, em São Paulo, em decorrência de uma mielodisplasia, um tipo de câncer de medula,, informou sua assessoria.

Ruy era filho da artista plástica japonesa, naturalizada brasileira, Tomie Ohtake. Um velório fechado será realizado em sua residência, apenas para familiares. Ele será cremado.

Com formas geométricas bem definidas e cores marcantes, suas obras são reconhecidas de longe pela capital – com destaque para o Hotel Unique (foto), o Instituto Tomie Ohtake e o Edifício Santa Catarina.

Outra das grandes obras assinadas por Ruy Ohtake é o projeto do conjunto habitacional em Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo, que recebeu o apelido de “redondinhos”.

São 19 edifícios residenciais cilíndricos – por isso se popularizou como “redondinho”, com fachadas coloridas.

Também é dele o premiado Parque Ecológico do Tietê, e o Expresso Tiradentes, ambos em São Paulo. Mas sua obra cruzou oceanos, ele foi o responsável pelo projeto da Embaixada Brasileira em Tóquio.

Paulistano, Ruy se formou pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU), em 1960.

O arquiteto também foi professor da Faculdade de Arquitetura do Mackenzie, e da Universidade Católica de Santos , onde recebeu o título de Professor Emérito em 2007.

Fonte: g1

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*