«

»

jul 08 2014

MOSQUITO DA DENGUE PODE TRANSMITIR OUTRA DOENÇA: CHIKUNGUNYA

Uma nova doença, causada pelo vírus Chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos, e é transmitida também pelo mosquito aedes aegypti, estando prestes a de disseminar no Brasil.

No idioma africano makonde, o nome Chikungunya significa “aqueles que se dobram”, em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa. Em compensação, comparado com a dengue, o novo vírus é menos letal.

Este ano, já houve 20 casos da infecção notificados no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Mas, até o momento, todos são importados: 19 pacientes contraíram o vírus no Haiti e um, na República Dominicana.

Por ser transmitido pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, e também pelo mosquito Aedes albopictus, a infecção pelo Chikungunya segue os mesmos padrões sazonais da dengue, de acordo com o infectologista Pedro Tauil, do Comitê de Doenças Emergentes da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus já vinha circulando nos últimos anos pela África e pela Ásia, principalmente na região da Índia. Mais recentemente, foram identificados casos na Europa. Em dezembro do ano passado, a doença chegou ao Caribe – a primeira ocorrência de surto nas Américas.

A perspectiva da disseminação dessa nova doença no Brasil preocupa os sanitaristas e deve incrementar, no próximo governo, o combate ao mosquito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*