«

»

jul 28 2022

Na Universidade de Brasília, SBPC Jovem demonstra que a ciência é para todos

Todos podem ser cientistas. Essa é a principal mensagem da SBPC Jovem, uma das atividades da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Para aproximar a ciência da comunidade, despertando o interesse das crianças e jovens de forma lúdica e interativa, a programação acontece no Centro Comunitário Athos Bulcão, no campus Darcy Ribeiro da UnB, até sábado (30).

A Agência Espacial Brasileira (AEB) atrai o público com diversas atividades que envolvem interação e conhecimento. O Quiz Espacial é disputado por duplas, que respondem questões sobre o espaço, e o primeiro competidor a conquistar os 50 pontos vence a partida. No mesmo estande, o público também pode participar de um jogo de memória, quebra-cabeça, pilotar um robô similar ao que a Nasa enviou a Marte, assistir projeções astronômicas no planetário e aprender a montar um foguete de garrafa PET.

Outro estande que também chama a atenção do público é o da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Alunos de graduação na universidade conduzem os visitantes por atividades como o jogo de tabuleiro da Rota Rupestre, projeto que promove o turismo em municípios onde há sítios arqueológicos. As crianças também podem se envolver em uma escavação arqueológica ao brincarem em uma caixa de areia com objetos escondidos.

A programação sobre rodas – em veículos com exposições – traz projetos como o Labmóvel Zikabus, que oferece atividades com o objetivo de conscientizar a respeito das doenças transmitidas por mosquitos infectados por vírus como dengue, chikungunya e zika; o projeto Rebimar, que promove uma exposição da biodiversidade marinha e imersão no ambiente marinho; e o museu itinerante Ponto da UFMG, que tem o propósito de proporcionar ao visitante o aprofundamento nos temas ligados à interação humana com o meio ambiente.

 A programação da SBPC, maior evento científico da América Latina, segue até sábado (30), com atividades on-line, transmitidas ao vivo pelos canais no YouTube da UnBTV e da SBPC, e presenciais, nos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia (FCE), Gama (FGA) e Planaltina (FUP). O melhor da ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas no Brasil estará em destaque em mais de 200 atividades abertas ao público, entre conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursosexposições e sessões especiais. Atrações culturais e eventos paralelos também movimentam a Universidade.

Fonte: Secom/UnB

Foto: Secom/UnB/Raquel Aviani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*