«

»

abr 27 2015

NOVO AEROPORTO JK VAI MATAR ALGUÉM DO CORAÇÃO BREVE

RENATO RIELLA

O novo Aeroporto JK de Brasília é considerado o segundo ou o terceiro melhor do Brasil, mas está gerando situações dramáticas, quase trágicas, que a chamada imprensa brasiliense ainda não percebeu.

Os últimos portões (de embarque e desembarque) ficam muito longe das esteiras onde as pessoas recolhem suas bagagens e estão mais longe ainda das portas de saída do aeroporto.

Pessoas que desembarcam pelos portões 22 ou 23, por exemplo, percorrem cerca de um quilômetro levando bagagens de mão. Homens, mulheres e crianças chegam cansados, depois de longas esperas, longas viagens, péssimas alimentações e noites mal dormidas.

Breve alguém morrerá neste trajeto. Aí, então, a chamada imprensa fará matérias chocantes, que podem ser evitadas se algo for feito hoje. Enquanto isso, a Infraero não acorda para o problema.

Há alguns anos, um importante médico veterano saiu do Aeroporto JK para o hospital, onde recebeu pontes de safena. No trajeto do avião à saída para a rua, ele sofreu um enfarte. O mais incrível é que, antes, não havia detectado nenhuma deficiência circulatória sensível.

Em recente viagem que fiz a São Paulo, cheguei em cima da hora. A atendente da TAM mandou que corresse, antes de serem fechadas as portas do avião, mas o meu portão de embarque era o 21 – muito longe! Com maleta de mão pesada, cheguei ao final da maratona quase morrendo, mas felizmente não foi o meu dia de enfarte.

Sei que no trajeto há esteiras rolantes, que suavizam a caminhada. Mas o esforço ainda é monstruoso para velhos, gente gorda, mulheres com filhotes, portadores de alguma deficiência ou mesmo uma pessoa simplesmente fora de forma.

O Aeroporto JK melhorou mil vezes depois da terceirização e depois da reforma, mas precisa solucionar essa questão do deslocamento longo dentro das suas instalações.

Feita essa advertência, se morrer alguém a culpa será de todo mundo – inclusive da chamada imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*