«

»

fev 22 2021

Novo carregamento de vacinas para o DF só em março, sem dia marcado

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou, hoje (22), que oMinistério da Saúde  “atualizou” a previsão de que um novo carregamento de vacinas contra a Covid-19 pode chegar até o início de março. Não há ainda dia definido. 

Ao longo da última semana, a SES-DF disse que havia sido informada pelo governo federal sobre a chegada de mais vacinas em 23 de fevereiro. Segundo a secretaria, no entanto, o ministério não havia informado a quantidade de doses a ser enviada.

“Somente após a confirmação do número de doses a serem recebidas será possível avaliar a ampliação do público-alvo. O estoque de seringas e agulhas está abastecido e não há risco de falta desses insumos para a vacinação”, diz nota enviada pela Secretaria ontem.

Até a noite de ontem, a Secretaria tinha 7,4 mil vacinas em estoque para aplicação da primeira dose. Na última semana, a campanha de imunização perdeu ritmo e foram vacinadas diariamente, em média, 868 pessoas.

Questionada sobre a possibilidade de suspensão da campanha por falta de vacinas, a pasta disse que “a segunda dose da CoronaVac está garantida, em função da reserva que havia sido realizada quando chegaram as primeiras doses”.

“O estoque remanescente de primeira dose está disponível para aplicação nos usuários contemplados nos grupos prioritários da primeira fase da campanha.”

Ao todo, o DF recebeu do Ministério da Saúde, até domingo, 204.060 doses de vacinas, sendo:162.560 doses da vacina CoronaVac, que é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac; e 41,5 mil doses da vacina Covishield, desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca.

Ambas as vacinas são aplicadas em duas doses. No caso da CoronaVac, o prazo entre uma dose e outra varia de 14 a 28 dias. Já para a vacina AstraZeneca/Oxford, o intervalo é de até 90 dias.

Segundo a Secretaria, a orientação do Ministério da Saúde foi utilizar apenas metade das doses da CoronaVac, para garantir o suficiente para a segunda dose a todos os imunizados. Há 61.755 vacinas reservadas para esse fim.

Já no caso da Covishield, a pasta foi orientada a usar todo o estoque para a primeira dose, já que o intervalo é maior. Cerca de 5% do total de imunizantes recebidos são reservados tecnicamente para repor eventuais perdas.

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*