«

»

jun 27 2013

NOVOS ÔNIBUS DO DF COMEÇAM A CIRCULAR

Empresas de ônibus que dominam o setor em Brasília há 50 anos começam a ser trocadas amanhã, sexta-feira. Os primeiros 39 novos ônibus do transporte coletivo estão prontos para operar na Estrutural a partir de amanhã. Será o início de operações da Expresso São José, o que dará largada para a renovação da frota de coletivos, de acordo com informações da DFTrans.

  “Ainda em julho se iniciarão as duas primeiras duas bacias, em outubro mais duas, e em dezembro, dia 3, mais uma. Esse é o prazo que nós teremos para entrar com todos os ônibus, considerando que dezembro é o mês para que seja atendida a última bacia”, explica o diretor técnico do DFTrans, Lúcio Lima.

 Bacia é o termo dado a cada uma das cinco áreas do Distrito Federal que serão atendidas pelas empresas que venceram a licitação do transporte público.

 Inicialmente, a Expresso São José circulará nas doze linhas existentes na Estrutural que eram atendidas pelas empresas Viplan e Planeta – em duas semanas os novos ônibus chegarão também a Brazlândia e depois, sucessivamente, a todas as outras cidades em que a empresa atuará: Ceilândia, Taguatinga, Vicente Pires e SIA.

 “Nesse primeiro momento é importante que a população fique sabendo o seguinte: serão trocados, apenas, os ônibus. As linhas, os horários e os itinerários vão continuar”, revelou o diretor.

De acordo com o representante do DFTrans, as mudanças ocorrerão somente quando os coletivos novos chegarem a todas as empresas licitadas em todas as bacias (áreas definidas). 

Os veículos da São José circularão na cor dourada, e virão equipados com bancos estofados, motores menos poluentes, câmeras de segurança e telas planas.

 Também terão rampas e elevadores para facilitar o acesso de pessoas em cadeiras de rodas ou com dificuldades de locomoção, que terão lugares especiais em assentos e espaços adaptados a suas necessidades.

 Outras inovações que trarão são sistema de som, GPS, além de computador de bordo que ajudará o condutor a dirigir de forma mais segura e que seja confortável para os passageiros.

 O diretor do DFTrans lembrou que os novos ônibus terão integração com o metrô e os veículos da TCB, de forma que os usuários das linhas com frota modernizada, ao utilizarem os cartões, não pagarão nova tarifa para usar até três linhas no período de duas horas.

 “A integração vale para ‘novo ônibus–novo ônibus’, ‘novo ônibus- metrô’ e ‘novo ônibus-TCB’, mas o primeiro tipo (‘novo ônibus–novo ônibus’) só valerá quando outras cidades do DF também já tiverem a frota renovada”, explicou Lima.

  A Expresso São José ganhou a licitação e assumirá a bacia 5 – ela vai rodar em Ceilândia (ao norte da avenida Hélio Prates), Brazlândia, Taguatinga (ao norte da QNG 11), em Vicente Pires e no SIA, além da Estrutural, com 576 ônibus no total.

 Também em julho chegarão às ruas os ônibus da bacia 2, de cor amarela, da empresa Viação Pioneira.

 Ela colocará em circulação 640 novos veículos no Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico, Lago Sul, Candangolândia, Park Way, Santa Maria, São Sebastião e Gama.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*