«

»

dez 27 2019

Número de passageiros de aviões cresceu 1,2% em 2019

Resultado de imagem para passageiros entrando em avião 2019

Segundo dados d Agência Nacional de Aviação Civil ( Anac), o número de passageiros de avião cresceu 1,2% em 2019, com uma tendência de recuperação do setor no próximo ano. Foram 108,3 milhões de passageiros entre janeiro e novembro de 2019, frente a 107 milhões em 2018 no mesmo período.

Os voos domésticos lideraram esse crescimento, com um aumento de 1,6% no fluxo de passageiros, com 86,4 milhões de pessoas viajando pelo país este ano, frente a 85 milhões no ano passado.

Já para viagens internacionais o fluxo se manteve estável, foram 21,9 milhões de passageiros em 2019 e o mesmo número em 2018 no período entre janeiro e novembro.

O Ministério da Infraestrutura planeja uma série de medidas e investimentos na aviação regional para estimular um crescimento do setor em 2020.

Segundo o ministro Tarcísio de Freitas, haverá esforços para ampliar a desburocratização e desregulamentação do setor, além de medidas para tentar reduzir o custo do combustível de aviação e ampliar os investimentos em aeroportos em cidades menores para expandir a malha aérea para estes locais.

Publicidade

Fechar anúncio

Algumas companhais aéreas também apostam em um crescimento mais acentuado no setor no próximo ano. A Azul, por exemplo, anunciou investimentos para compra de novas aeronaves e expansão de suas operações para dezenas de cidades brasileiras.

Ainda segundo dados da Anac, a tradicional ponte-aérea continua sendo a rota mais movimentada de passageiros do Brasil em 2019, com 3,6 milhões de passageiros viajando entre o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro e o aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Em segundo lugar vem a rota São Paulo-Porto Alegre, com mais de dois milhões de passageiros, seguida pela rota São Paulo-Brasília, por onde viajaou mais de 1,8 milhão de pessoas.

Quando o assunto são viagens internacionais, a rota entre o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e o aeroporto Artur Benitez, no Chile, foi a mais movimentada e recebeu mais de 1,2 milhão de passageiros.

Buenos Aires foi a segunda rota de voo internacional mais popular no Brasil, para onde viajou 1,2 milhão de passageiros, seguida de Miami, para onde foram mais de 822 mil brasileiros.

Com informações de R7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*