O número de pessoas que trabalham por conta própria no Distrito Federal, os autônomos, bateu um recorde no terceiro trimestre de 2019. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa faixa já compreende 20,7% da população da capital.
É a taxa mais alta já registrada no DF desde o início da série histórica, em 2012. Ao todo, 143 mil trabalhadores estavam nessa situação entre julho e setembro. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD Contínua Trimestral).
Mesmo com o crescimento do índice, o DF é a unidade da federação com o menor número de autônomos no Brasil. O Amapá lidera o ranking, com 36,7% da população, já média nacional ficou em 26%.
Ainda de acordo com o estudo, a taxa de desemprego no DF ficou em 13,2% no terceiro trimestre deste ano. O número representa aumento de 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Já entre as pessoas que têm emprego, a maioria atua nos seguintes setores:
- 66,2% são empregados
- 20,7% trabalham por conta própria
- 5,6% são empregadores
- 0,4% são trabalhadores domésticos
Do total de empregados no DF, cerca de 22% são servidores públicos. O número de trabalhadores do setor privado com carteira assinada caiu para cerca de 36%.
Ao mesmo tempo, aqueles que trabalham na iniciativa privada sem registro na carteira de trabalho têm crescido e chegaram a 9,8% da população. O índice também é o maior desde o início da série histórica, em 2012.
Com informações de G1
Foto: Doctor Shoes