«

»

nov 21 2019

Número pessoas que trabalham por conta própria é a mais alta desde 2012 no DF

O número de pessoas que trabalham por conta própria no Distrito Federal, os autônomos, bateu um recorde no terceiro trimestre de 2019. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa faixa já compreende 20,7% da população da capital.

É a taxa mais alta já registrada no DF desde o início da série histórica, em 2012. Ao todo, 143 mil trabalhadores estavam nessa situação entre julho e setembro. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD Contínua Trimestral).

Mesmo com o crescimento do índice, o DF é a unidade da federação com o menor número de autônomos no Brasil. O Amapá lidera o ranking, com 36,7% da população, já média nacional ficou em 26%.

Ainda de acordo com o estudo, a taxa de desemprego no DF ficou em 13,2% no terceiro trimestre deste ano. O número representa aumento de 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já entre as pessoas que têm emprego, a maioria atua nos seguintes setores:

  • 66,2% são empregados
  • 20,7% trabalham por conta própria
  • 5,6% são empregadores
  • 0,4% são trabalhadores domésticos

Do total de empregados no DF, cerca de 22% são servidores públicos. O número de trabalhadores do setor privado com carteira assinada caiu para cerca de 36%.

Ao mesmo tempo, aqueles que trabalham na iniciativa privada sem registro na carteira de trabalho têm crescido e chegaram a 9,8% da população. O índice também é o maior desde o início da série histórica, em 2012.

Com informações de G1

Foto: Doctor Shoes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*