«

»

nov 07 2012

o brasil acertou: obama ganhou

RENATO RIELLA

No Brasil, havia a forte expectativa de que Barack Obama venceria a eleição presidencial nos Estados Unidos e isso acabou acontecendo.

Ele foi reeleito presidente após vencer o republicano Mitt Romney nas eleições norte-americanas, que decorreram ontem (6).
Obama obteve, de acordo com dados provisórios, 303 votos de um total de 538, contra 206 do adversário. Eram necessários 270 votos para garantir a vitória. No voto popular, Obama tinha 56.129.652, contra 54.674.214 de Romney.

A festa da vitória foi realizada no McCormick Place, em Chicago, base política de Obama e cidade onde ele acompanhou a apuração.

“Isto aconteceu graças a vocês, obrigado. Mais quatro anos”, disse Obama. Duas horas depois, Romney, em discurso em Boston, admitiu a derrota e desejou boa sorte a Barack Obama.

No discurso da vitória, perante uma multidão que o ovacionava, Obama disse que volta à Casa Branca “mais determinado e inspirado” para o segundo mandato e que, para os EUA, “o melhor ainda está para vir”.

O presidente disse que quer “trabalhar com líderes dos dois partidos” e citou a necessidade de reduzir o déficit, reformar o Código Tributário, aprovar a reforma da imigração e diminuir a dependência do país do petróleo estrangeiro.

O presidente reeleito também disse que quer conversar com o derrotado Romney. “Podemos trabalhar juntos para levar o país adiante”, disse.

Obama parabenizou o candidato republicano, Mitt Romney, e seu candidato a vice, Paul Ryan, pela campanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*