«

»

jan 26 2014

O brasil não está preparado para enfrentar rolezinhos

RENATO RIELLA
Perplexidade é o sentimento dos dirigentes de shopping diante do fenômeno dos rolezinhos. Visto de fora, percebe-se que esses centros comerciais não têm qualquer consciência social e estão totalmente despreparados para conviver com o novo Brasil.

Os superintendentes de shoppings administram estruturas maiores do que muitas cidades brasileiras, mas não vêm nunca a público assumir qualquer compromisso. São meros cobradores de lucros, com taxas altíssimas, exigindo resultados das lojas. E só!

A ação deles diante dos rolezinhos, sem nenhum entendimento social do que está acontecendo, está jogando jovens descompromissados nas garras dos Black Blocs. E em algum momento os protestos poderão se dirigir, aí, sim, de forma preocupante, contra os shoppings, que viraram vilões.

O Iguatemi do Lago Norte, de Brasília, perdeu chance única de tratar o rolezinho de forma exemplar. O prejuízo calculado em R$ 500 mil, pelo fechamento do shopping num sábado, poderia ter sido investido em ações de sensibilização de um público jovem de 300 a 500 pessoas.

Mas, não! Preferiram fechar as portas, adiando o confronto para outra oportunidade próxima. E aí os jovens poderão voltar não mais liderados por funqueiros, mas por Black Blocs.

É uma discussão que não terminou. Está apenas começando. E coincidirá com os protestos da Copa, as questões da economia e o período eleitoral.

É difícil prever o que acontecerá no Brasil nesses próximos meses – mas é muito preocupante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*