«

»

ago 20 2014

O ELEITOR NÃO QUER VOTAR. E AGORA?

RENATO RIELLA

Vi uma pesquisa bem recente da Dados Opinião, com resultado assustador: mais de 90% dos eleitores brasilienses não pensam em eleição e não têm previsão de candidato para deputado federal e deputado distrital.

Para senador e governador, o quadro não está muito diferente, no que se refere à pesquisa espontânea (sem mostrar os nomes dos possíveis candidatos).

Pesquisei nos meus arquivos e vi que, em 2006, nessa época, pouco mais de 50% dos eleitores não tinham candidatos. E em 2010, pouco mais de 60%.

Quase 30 pontos percentuais a mais de indecisos e indefinidos, no fim de agosto, é a prova de que o eleitor está desencantado.

Pesa sobre isso a rejeição do governador Agnelo Queiroz, a insegurança da candidatura de José Roberto Arruda e o desconhecimento em relação aos demais candidatos a governador.

Mas pesa mais, mesmo, o desprezo que o brasileiro está tendo em relação aos políticos e aos partidos, como ficou demonstrado nas manifestações de junho de 2013.

Pode ser que o quadro se modifique, com a propaganda eleitoral gratuita e os debates de TV, mas há risco de se registrar o maior percentual de votos perdidos da história brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*