«

»

jul 01 2013

O MUNDO É MUITO LOUCO, MESMO!

 RENATO RIELLA

A partir de hoje, a presidente Dilma Rousseff tem pela frente, ainda, um ano e meio de governo. Exatamente isso – o que é muita coisa. Aos que querem a sua saída, costumo dizer: cuidado, pois as soluções constitucionais são péssimas.

E soluções anticonstitucionais levam à perda da democracia, o maior bem conquistado pelos brasileiros nas últimas décadas.

Numa prova de falta de sensibilidade, a presidente Dilma marcou para hoje reunião ministerial em Brasília. São 39 ministros – não cabem numa foto. Vai parecer provocação com os manifestantes que ocupam as ruas há dias.

Abrimos a semana muito felizes com a vitória da Seleção Brasileira. É grande valor nacional, fator de orgulho para quase todo mundo.

Mas persiste a discussão sobre o custo da Copa do Mundo e hoje, no centro do Rio, deve ocorrer mais uma grande manifestação.

Grupos anônimos e também as centrais sindicais tentam marcar uma greve geral no Brasil, mas isso parece piada. O país é grande demais e não tem tradição de greve “geral”.

O mais provável que é comecem a acontecer manifestações localizadas e até temáticas. O movimento não vai parar, pois há muito jovem totalmente desocupado (sem trabalho, nem esporte, nem religião, nem arte, nem perspectiva de cursinhos – e sem esperança).

Volta esta semana a proposta de se fazer um plebiscito para uma reforma política. É enrolação! Não há temas fechados, não existe um mínimo de consenso, e o prazo hábil é impraticável.

Os políticos têm prazo até 4 de outubro para fazerem opção partidária. A essas alturas, milhares de negociações estão sendo feitas entre candidatos e partidos. Eles só pensam naquilo!

Na verdade, sem o plebiscito, só sobra a perspectiva de serem adotadas medidas aos poucos, como aconteceu com a PEC 37 e a lei contra a corrupção.

Para amplificar as contradições, entre grandes manifestações populares dos últimos dias, a maior de todas foi a do Pastor Feliciano, com cerca de um milhão de pessoas.

É tudo mesmo muito confuso. Durante algumas horas, o enebriamento com a performance sensacional da equipe de Felipão vai nos dominar, mas daqui a pouco acordaremos para a realidade, a qual ainda nem sabemos qual é.

Tenho uma neta de cinco anos, Cecília, cheia de definições surpreendentes. De vez em quando cito ela. Recentemente, diante de qualquer perplexidade banal da sua vida, afirma: “O mundo é muito louco, mesmo!”

Tem razão, Cecilinha, tem razão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*