«

»

jan 19 2015

O MUNDO ESTÁ SENDO DESTRUÍDO, MAS PERDEMOS TEMPO COM FOCOS ERRADOS

RENATO RIELLA

No mês de janeiro, vi duas graves distorções de foco no que se refere aos direitos humanos.

A primeira delas foi a campanha Je Suis Charlie, que se transformou num aval, verdadeiro cheque em branco, a humoristas irresponsáveis.

A campanha deveria ser canalizada tão e somente contra o terrorismo (que nenhum ser humano de bom senso defende).

É claro que ninguém se solidarizou com os três franceses mortos pela polícia e que tinham praticado atos de terrorismo. Seria impossível apoiar suas barbaridades.

Mas dirigir o foco para o fortalecimento do jornal Charlie Hebdo, hoje com sete milhões de exemplares, serve para unir grupos muçulmanos que antes se odiavam e agora têm um ideal comum: destruir os novos donos do Charlie (e vão conseguir!)

No Brasil, acabamos de ver coisa semelhante. É claro que o nosso país não aprovará, pelo menos na nossa geração, a pena de morte.

No entanto, foi torta, desproporcional e até ridícula a solidariedade oficial à execução de um traficante de drogas contumaz, nefasto, na Indonésia. Três dias de luto! Que vergonha!

A presidente Dilma Rousseff tinha obrigação institucional de pedir o indulto da pena de morte – mas apenas isso. Chamar o embaixador brasileiro e ameaçar suspender relações com a Indonésia são ações que o mundo vê e nem acredita, de tão erradas.

Dilma e muitos brasileiros, a título de reagir contra a figura da pena de morte, acabaram comprometendo-se com um bandido internacional, cujo nome desmoraliza o Brasil.

E assim, repleto de emoções exageradas, o mundo vai vivendo, esquecendo que tivemos em 2014 o ano mais quente da humanidade.

Estamos perdendo o planeta, jogando fora o único habitat de que dispomos, mas somos a favor do Charlie e do traficante de drogas. Muito bonito, tudo isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*