«

»

mar 14 2019

O preço dos hortifrutigranjeiros teve alta dos preços em fevereiro

Resultado de imagem para cesta de frutas e legumes

Em fevereiro, o preço dos hortifrutigranjeiros subiu 6,96%, se comparados ao mês anterior, segundo dados do Índice Ceasa do Distrito Federal (ICDF). O estudo destaca ainda que o setor com maior alta é o de legumes, que ficaram, em média, 19,86% mais caros, seguidos pelo setor de ovos e grãos (13,83%), verduras (3,5%) e frutas (2,17%)

Entre as frutas, o aumento médio foi impulsionado pela maçã fuji e laranja pera, que ficaram 37,9% e 25,3% mais caros, respectivamente. Subiu também os preços o mamão hawai (15,8%) e a manga tommy (14,6%), devido à baixa oferta no período de entressafra. Algumas frutas, em compensação, ficaram mais baratos, como o abacate (-33%), abacaxi (-29%) e pera Willians (-20%), devido ao período de safra.

No setor de legumes e verduras os destaques de alta foram a abobrinha italiana (89,5%), vagem (40,5%), maxixe (39%), berinjela (35,69%), e tomate (18%), com suas produções reduzidas, em consequência das chuvas. O valor da batata lisa subiu 39,42%, devido a falta na região e custo com frete em Minas Gerais; do chuchu (87,69%), pois a produção ainda está em recuperação do “veranico”.

O preço dos ovos brancos e vermelhos, registraram alta de 18% e 17%, respectivamente, devido ao aumento da demanda e entrada do período de quaresma.
No setor de legumes, produtos como o tomate, a abobrinha, o maxixe e a vagem tendem a manter os preços mais elevados em função das chuvas.
Fonte: Ceasa
Foto: sitionovomundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*