«

»

abr 20 2021

O que abre e o que fecha amanhã no Dia de Tiradentes e aniversário de Brasília

Saúde

Segundo a Secretária de Saúde do DF, no feriado de amanhã, as emergências dos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) continuam funcionando 24 horas. As unidades básicas de saúde – também conhecidas como postinhos – e ambulatórios dos hospitais ficam fechados.

A vacinação da gripe não acontecerá no dia 21 de abril. Já a imunização contra a Covid-19 está mantida.

Não abrem as farmácias de alto custo e o Hemocentro

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que todos os bancos estarão fechados. “Por se tratar de um feriado nacional, não haverá expediente nas agências mesmo nas localidades em que o dia da celebração foi antecipado para outra data”, explica a entidade.

As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking. As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 21 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo no dia seguinte, na quinta-feira (22).

Transporte público

Metrô

Segundo a Companhia do Metropolitano (Metrô-DF), o funcionamento dos trens segue o que foi determinado pela Justiça. Isto é, mesmo com a greve dos metroviários, aos domingos e feriados, circularão 40% dos trens que, normalmente, operam nesses dias.

“Nos feriados, o Metrô circula com oito trens normalmente. Em caso de greve, os metroviários precisam garantir o mínimo de três trens em funcionamento”, disse a empresa.

Ônibus

Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade, os ônibus vão rodar com escala de domingo. A pasta afirma que será mantido o reforço de viagens nas linhas de Samambaia, Ceilândia, Taguatinga e Águas Claras em direção ao Plano Piloto, por conta da greve do metrô.

Os passageiros podem conferir os horários das viagens por meio do site DF no Ponto.

Segurança

Delegacias de Polícia

As seguintes delegacias vão funcionar 24 horas: 1ª DP (Asa Sul), 2ª DP (Asa Norte), 3ª DP (Cruzeiro Velho), 4ª DP (Guará II), 5ª DP (área central de Brasília), 6ª DP (Paranoá), 8ª DP (SIA), 9ª DP (Lago Norte), 10ª DP (Lago Sul), 11ª DP (Núcleo Bandeirante), 12ª DP (Taguatinga Centro), 13ª DP (Sobradinho), 14ª DP (Gama Centro), 15ª DP (Ceilândia), 16ª DP (Planaltina), 17ª DP (Taguatinga Norte), 18ª DP (Brazlândia), 19ª DP (P Norte – Ceilândia), 20ª DP (Gama Oeste), 21ª DP (Taguatinga Sul), 23ª DP (P Sul – Ceilândia), 24ª DP (Setor O – Ceilândia), 26ª DP (Samambaia), 27ª DP (Recanto das Emas), 29ª DP (Riacho Fundo), 30ª DP (São Sebastião), 31ª DP (Planaltina), 32ª DP (Samambaia), 33ª DP (Santa Maria), 35ª DP (Sobradinho II) e 38ª DP (Vicente Pires).

Bombeiros e PMDF

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do DF permanecem atendendo em regime de plantão 24 horas, em todos os dias da semana, inclusive nos feriados.

Defesa Civil

A Secretaria de Segurança Pública do DF disse que a Defesa Civil estará disponível, em esquema de plantão, para atendimentos neste feriado de 21 de abril. Os acionamentos devem ser feitos via 199 ou, em caso de emergência, pelo 193.

Comércio, shoppings e serviços

Segundo o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), o comércio de rua e os shoppings abrirão respeitando horários fixados pelo governo local (veja aqui os horários). Lembrando que, na capital federal, ainda está em vigor o toque de recolher das 22h às 5h.

Brasília Shopping,

Ficam fechados:Correios, DER,INSS, Agências do Trabalhador, DF Legal, Creas, Cras, restaurantes comunitários, Na Hora e Procon

Detran

Em razão do feriado do dia 21 de abril, não haverá atendimento ao público nas unidades do Detran-DF. Os servidores que atuam na engenharia e fiscalização de trânsito trabalharão em regime de escala.

Ceasa

O funcionamento será facultativo para os comerciantes, mas o espaço só estará aberto até 12h. Entrada apenas pela portaria 2, próxima ao antigo atacadista Makro.

CEB

As agências da Companhia Energética de Brasília (CEB) permanecem fechadas devido às medidas de prevenção contra a Covid-19. Já as equipes de emergência e o teleatendimento da CEB funcionam de forma interrupta.

Caesb

Segundo a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), não haverá expediente nesta quarta-feira. Mesmo assim, as equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão. O atendimento remoto também segue disponível ao público na Agência Virtual, no aplicativo da Caesb e pelo telefone 115.

Centros POP

Os dois Centros POP estarão funcionando, das 7h às 18h. O mesmo acontece com as unidades de acolhimento.

Conselhos Tutelares

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania, apesar de não ter expediente no feriado, os conselheiros tutelares ficam de sobreaviso para atender as demandas urgentes.

Para acionar o Conselho Tutelar, basta ligar no telefone (61) 3213-0657, 3213-0763 e 3213-0766 – todos estão disponíveis 24h por dia.

Lazer:

Eixão do Lazer

Fica aberto na quarta-feira, com o fluxo de veículos interrompido das 6h às 18h.

Zoológico de Brasília

Segundo a administração do Zoológico de Brasília, o espaço funciona de terça a domingo e feriados, das 9h às 17h.

Por causa das medidas de prevenção a Covid-19, o Zoo recebe apenas 1,5 mil visitantes por dia. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada), nas sextas-feiras, sábados, domingos e feriados.

Parque Nacional de Brasília

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque vai funcionar das 8h às 17h, com entrada até às 16h para a Ilha da Meditação, e até às 15h30 para a trilha Cristal Água. As piscinas permanecerão fechadas.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Brasília abre as portas para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O espaço vai funcionar durante todo o feriado desta quarta, no mesmo horário.

Parques do DF

O Instituto Brasília Ambiental disse que os parques sob sua administração ficarão abertos no feriado desta quarta-feira (21). Para acessar os espaços, é obrigatório o uso de máscaras e respeito ao distanciamento social.

Ficam fechados: Torre de TV,  Museu Nacional da República, Centro Cultural Três Poderes, Memorial dos Povos Indígenas,Museu Vivo da Memória Candanga e Museu de Arte de Brasília,

Com informações de G1

Foto: Agência Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*