«

»

nov 13 2019

O que abre e o que fecha no DF durante ponto facultativo e feriado

Veja abaixo como será o esquema especial de funcionamento dos órgãos públicos, durante esses três dias.

  • Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
    A partir das 12h de hoje (13), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ambulatórios e policlínicas estarão fechados e seguem sem expediente até o feriado, na sexta-feira (15). Aquelas com expediente aos sábados terão funcionamento normal.
  • A Secretaria de Saúde recomenda aos pacientes com consultas agendadas para esses dias, que procurem as unidades para remarcar o atendimento. Quem tem exames e cirurgias agendadas será informado caso haja necessidade de alteração na data dos procedimentos.
  • Emergências
    Todas as emergências dos hospitais regionais e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) vão funcionar 24 horas por dia, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo telefone 192. Hospitais de Base e de Santa Maria também funcionam normalmente.
  • Centros de saúde, ambulatórios e Farmácias de alto custo
    Ficarão fechadas todos os dias.
  • Hemocentro
    Funcionará normalmente nos dias dos pontos facultativos, das 7h às 18h, mas fechará na sexta-feira (15), devido ao feriado. No sábado (16), reabre em horário normal. A instituição, que não funciona domingo, fica no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A (Asa Norte). Agendamento de doações e mais informações: telefone 160, opção 2.

  • Corpo de Bombeiros
    Trabalha em regime de escalas de 24 horas, sem interrupção.
  • Polícia Militar
    Não haverá expediente administrativo a partir das 13h de hoje (13). Depois, começa o plantão. O trabalho será em regime de escala, no esquema dos fins de semana. O policiamento será feito 24 horas em todo DF, sem alterações.
  • Polícia Civil
    Funcionará em regime de plantão a partir das 12h de hoje, seguindo o planejamento até o fim de semana. Os registros pela Delegacia Eletrônica podem ser feitos normalmente.
  • Defesa Civil
    Funcionará em esquema de plantão, com equipe de campo e pelo telefone 199, em casos de emergência.
  • BRB
    As agências do Banco de Brasília (BRB) e as unidades do BRB Conveniência abrirão normalmente nos dias de ponto facultativo. No feriado, estarão fechadas.
  • Detran-DF
    Expediente administrativo: das 7h às 12h hoje (13). Na quinta-feira (14), a fiscalização e a engenharia de tráfego estarão em escala de plantão.
    Vistoria veicular: os usuários com vistoria veicular agendada para a quarta-feira (13), no período da tarde, e na quinta-feira (14) deverão procurar o posto onde foi feita a marcação, no mesmo horário, entre os dias 18 e 22 de novembro, sem a necessidade de reagendamento.
    Prova prática de direção: as bancas examinadoras funcionarão normalmente nos dias 13, 14 e 16.
    Diretoria de Educação: as aulas e cursos oferecidos pela Escola Pública de Trânsito ocorrerão normalmente.
  • DER
    Não haverá atendimento a partir das 12h de hoje (13), nem na sede nem no posto do 3º Distrito Rodoviário, em Samambaia. O expediente voltará ao normal na segunda-feira (18) a partir das 7h. Haverá fiscalização de trânsito e operação tapa-buracos em regime de plantão.
  • Agências do Trabalhador
    Fecham às 12h de hoje (13) e reabrem na segunda-feira (18).
  • Na Hora
    Postos do Na Hora funcionarão até as 12h de quarta-feira, conforme prevê o decreto que determinou os pontos facultativos. Não haverá expediente no feriado de sexta-feira.
  • Escolas públicas
    A critério da direção, poderão aderir aos dias de ponto facultativo.
  • CAPs
    Somente os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) do tipo III, voltados ao atendimento de retaguarda e articulação em rede, permanecem com atendimento 24 horas por dia. As demais unidades dos tipos I e II, estarão fechados a partir das 12h de quarta-feira (13).
  • Restaurantes comunitários
    Fechados somente no feriado de sexta-feira (15).
  • Ceasa
    Abre normalmente nos dois dias de ponto facultativo, mas fecha na sexta-feira (15).
  • Caesb
    Não terá alterações no atendimento.
  • Junta comercial e ouvidoria
    A Junta Comercial e a Ouvidoria Geral não terão atendimento presencial.
  • Metrô
    Funcionará normalmente nos dias de ponto facultativo. No feriado, das 7h às 19h.
  • Ônibus
    Hoje
     (13): linhas que ligam as Regiões Administrativas – tabela horária normal; alterações somente nas linhas que passam pela Esplanada dos Ministérios.
    Linhas circulares que atuam nas Regiões Administrativas: não haverá mudanças.
    Amanhã (14): Tabela normal; alterações somente nas linhas que passam pela Esplanada dos Ministérios.
    Sexta-feira (15): Tabela com horários de domingo em todas as linhas.
  • Jardim Botânico (Área Especial, Setor de Mansões Dom Bosco, entrada pela QI 23 do Lago Sul)
    Abrirá todos os dias normalmente, das 9h às 17h.
    O ingresso custa R$ 5 por pessoa. Entrada franca para crianças de até 12 anos, idosos (acima de 60 anos) e pessoas com deficiência.
    De terça-feira a domingo, das 7h às 8h50, é permitida a entrada sem cobrança de ingresso somente a pedestres e ciclistas.
    Contato: (61) 3366-5597
  • Jardim Zoológico (Avenida das Nações, L4 Sul)
    Será aberto normalmente nos dias de ponto facultativo e feriado, das 8h30 às 17h.
    A entrada custa R$ 10. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos (acima de 60 anos), professores e beneficiários de programas sociais do governo pagam meia-entrada.
    Para crianças com até 5 anos de idade e pessoas com deficiência, o ingresso é gratuito.

O Museu da República, a Biblioteca Nacional e Centro Cultural 3 Poderes (Panteão, Espaço Lúcio Costa e Museu da Cidade) ficarão fechados.
Os outros equipamentos culturais funcionam normalmente.

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*