Os serviços públicos do Distrito Federal serão alterados nos próximos dias, por conta do feriado da Proclamação da República, na sexta-feira (15), e pelo ponto facultativo para os servidores do GDF hoje (13) e amanhã (14), por conta do encontro do Brics – grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Veja abaixo como será o esquema especial de funcionamento dos órgãos públicos, durante esses três dias.
- Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
A partir das 12h de hoje (13), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ambulatórios e policlínicas estarão fechados e seguem sem expediente até o feriado, na sexta-feira (15). Aquelas com expediente aos sábados terão funcionamento normal. - A Secretaria de Saúde recomenda aos pacientes com consultas agendadas para esses dias, que procurem as unidades para remarcar o atendimento. Quem tem exames e cirurgias agendadas será informado caso haja necessidade de alteração na data dos procedimentos.
- Emergências
Todas as emergências dos hospitais regionais e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) vão funcionar 24 horas por dia, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo telefone 192. Hospitais de Base e de Santa Maria também funcionam normalmente.
- Centros de saúde, ambulatórios e Farmácias de alto custo
Ficarão fechadas todos os dias.
- Hemocentro
Funcionará normalmente nos dias dos pontos facultativos, das 7h às 18h, mas fechará na sexta-feira (15), devido ao feriado. No sábado (16), reabre em horário normal. A instituição, que não funciona domingo, fica no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A (Asa Norte). Agendamento de doações e mais informações: telefone 160, opção 2.
- Corpo de Bombeiros
Trabalha em regime de escalas de 24 horas, sem interrupção.
- Polícia Militar
Não haverá expediente administrativo a partir das 13h de hoje (13). Depois, começa o plantão. O trabalho será em regime de escala, no esquema dos fins de semana. O policiamento será feito 24 horas em todo DF, sem alterações.
- Polícia Civil
Funcionará em regime de plantão a partir das 12h de hoje, seguindo o planejamento até o fim de semana. Os registros pela Delegacia Eletrônica podem ser feitos normalmente.
- Defesa Civil
Funcionará em esquema de plantão, com equipe de campo e pelo telefone 199, em casos de emergência.
- BRB
As agências do Banco de Brasília (BRB) e as unidades do BRB Conveniência abrirão normalmente nos dias de ponto facultativo. No feriado, estarão fechadas.
- Detran-DF
Expediente administrativo: das 7h às 12h hoje (13). Na quinta-feira (14), a fiscalização e a engenharia de tráfego estarão em escala de plantão.
Vistoria veicular: os usuários com vistoria veicular agendada para a quarta-feira (13), no período da tarde, e na quinta-feira (14) deverão procurar o posto onde foi feita a marcação, no mesmo horário, entre os dias 18 e 22 de novembro, sem a necessidade de reagendamento.
Prova prática de direção: as bancas examinadoras funcionarão normalmente nos dias 13, 14 e 16.
Diretoria de Educação: as aulas e cursos oferecidos pela Escola Pública de Trânsito ocorrerão normalmente.
- DER
Não haverá atendimento a partir das 12h de hoje (13), nem na sede nem no posto do 3º Distrito Rodoviário, em Samambaia. O expediente voltará ao normal na segunda-feira (18) a partir das 7h. Haverá fiscalização de trânsito e operação tapa-buracos em regime de plantão.
- Agências do Trabalhador
Fecham às 12h de hoje (13) e reabrem na segunda-feira (18).
- Na Hora
Postos do Na Hora funcionarão até as 12h de quarta-feira, conforme prevê o decreto que determinou os pontos facultativos. Não haverá expediente no feriado de sexta-feira.
- Escolas públicas
A critério da direção, poderão aderir aos dias de ponto facultativo.
- CAPs
Somente os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) do tipo III, voltados ao atendimento de retaguarda e articulação em rede, permanecem com atendimento 24 horas por dia. As demais unidades dos tipos I e II, estarão fechados a partir das 12h de quarta-feira (13).
- Restaurantes comunitários
Fechados somente no feriado de sexta-feira (15).
- Ceasa
Abre normalmente nos dois dias de ponto facultativo, mas fecha na sexta-feira (15).
- Caesb
Não terá alterações no atendimento.
- Junta comercial e ouvidoria
A Junta Comercial e a Ouvidoria Geral não terão atendimento presencial.
- Metrô
Funcionará normalmente nos dias de ponto facultativo. No feriado, das 7h às 19h.
- Ônibus
Hoje (13): linhas que ligam as Regiões Administrativas – tabela horária normal; alterações somente nas linhas que passam pela Esplanada dos Ministérios.
Linhas circulares que atuam nas Regiões Administrativas: não haverá mudanças.
Amanhã (14): Tabela normal; alterações somente nas linhas que passam pela Esplanada dos Ministérios.
Sexta-feira (15): Tabela com horários de domingo em todas as linhas.
- Jardim Botânico (Área Especial, Setor de Mansões Dom Bosco, entrada pela QI 23 do Lago Sul)
Abrirá todos os dias normalmente, das 9h às 17h.
O ingresso custa R$ 5 por pessoa. Entrada franca para crianças de até 12 anos, idosos (acima de 60 anos) e pessoas com deficiência.
De terça-feira a domingo, das 7h às 8h50, é permitida a entrada sem cobrança de ingresso somente a pedestres e ciclistas.
Contato: (61) 3366-5597
- Jardim Zoológico (Avenida das Nações, L4 Sul)
Será aberto normalmente nos dias de ponto facultativo e feriado, das 8h30 às 17h.
A entrada custa R$ 10. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos (acima de 60 anos), professores e beneficiários de programas sociais do governo pagam meia-entrada.
Para crianças com até 5 anos de idade e pessoas com deficiência, o ingresso é gratuito.
O Museu da República, a Biblioteca Nacional e Centro Cultural 3 Poderes (Panteão, Espaço Lúcio Costa e Museu da Cidade) ficarão fechados.
Os outros equipamentos culturais funcionam normalmente.
Com informações de G1