«

»

abr 30 2021

O que abre e o que fecha no feriado de amanhã, Dia do Trabalho

Eixão do Lazer, aberto até as 18h, ganha mais pedestres e ciclistas –  Agência Brasília

O feriado do Dia do Trabalho é celebrado amanhã (1º). Como a data cai no fim de semana, alguns serviços não sofrem alteração no horário de funcionamento, pois só abrem em dias úteis, como as unidades básicas de saúde e bancos.

Por outro lado, há mudanças no trânsito e no horário de funcionamento de ônibus e Metrô. Moradores do Distrito Federal também terão dois dias consecutivos deEixão do Lazeraberto. O fluxo de veículos será interrompido das 6h às 18h, no sábado e no domingo (2).

Segundo a Secretária de Saúde, durante o feriado, apenas as unidades que funcionam 24h por dia estarão abertas: as emergências dos hospitais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

No Hemocentro, que normalmente funciona aos sábados, não haverá atendimento neste 1º de maio. O local será reaberto na segunda-feira (3), das 7h às 18h. Para doar sangue ou fazer o cadastro como doador de medula óssea, é obrigatório o agendamento pela internet ou pelo telefone 160, opção 2.

.

Metrô

Segundo a Companhia do Metropolitano (Metrô-DF), o funcionamento dos trens segue o que foi determinado pela Justiça. Isto é, mesmo com a greve dos metroviários, aos domingos e feriados, como amanhã (1º), cinco trens estarão em operação das 7h às 19h.

“Com essa quantidade de trens, os intervalos ficam aproximadamente 18 minutos no tronco (Central-Águas Claras) e 36 nos ramais (Ceilândia e Samambaia)”, informou a empresa.

Já a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou que, no Dia do Trabalho, os ônibus vão circular conforme a escala de domingos e feriados. “Essa programação é adotada nos feriados nacionais, quando a demanda por transporte público é bastante reduzida”, explicou a pasta.

Os passageiros podem conferir os horários das viagens por meio do site DF no Ponto.

Delegacias de Polícia

As delegacias circunscricionais funcionam 24h neste sábado (1º), segundo a Polícia Civil. São elas: 1ª DP (Asa Sul), 2ª DP (Asa Norte), 3ª DP (Cruzeiro Velho), 4ª DP (Guará II), 5ª DP (área central de Brasília), 6ª DP (Paranoá), 8ª DP (SIA), 9ª DP (Lago Norte), 10ª DP (Lago Sul), 11ª DP (Núcleo Bandeirante), 12ª DP (Taguatinga Centro), 13ª DP (Sobradinho), 14ª DP (Gama Centro), 15ª DP (Ceilândia), 16ª DP (Planaltina), 17ª DP (Taguatinga Norte), 18ª DP (Brazlândia), 19ª DP (P Norte – Ceilândia), 20ª DP (Gama Oeste), 21ª DP (Taguatinga Sul), 23ª DP (P Sul – Ceilândia), 24ª DP (Setor O – Ceilândia), 26ª DP (Samambaia), 27ª DP (Recanto das Emas), 29ª DP (Riacho Fundo), 30ª DP (São Sebastião), 31ª DP (Planaltina), 32ª DP (Samambaia), 33ª DP (Santa Maria), 35ª DP (Sobradinho II) e 38ª DP (Vicente Pires). As duas Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM 1 e 2) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA 1 e 2) também vão funcionar durante o feriado.

Outra opção é a Delegacia Eletrônica, pela internet.

Bombeiros e PMDF

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do DF permanecem atendendo em regime de plantão 24 horas, em todos os dias da semana, inclusive nos feriados.

Defesa Civil

A Secretaria de Segurança Pública do DF disse que a Defesa Civil estará disponível, em esquema de plantão, para atendimentos. Os acionamentos devem ser feitos via 199 ou, em caso de emergência, pelo telefone 193.

Correios, DER, INSS,DF Legal,Na Hora e Procon não funcionam amanhã.

Detran

O atendimento presencial nas unidades do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) é apenas de segunda a sexta-feira. Os servidores que atuam na engenharia e fiscalização de trânsito seguem trabalhando em regime de plantão.

Ceasa

O funcionamento será normal, das 6h às 15h.

CEB

As agências da CEB Distribuição permanecem fechadas devido às medidas de prevenção contra a Covid-19. Já as equipes de emergência e o teleatendimento da empresa funcionam de forma ininterrupta.

Caesb

No feriado, apenas as equipes de manutenção vão trabalhar em regime de plantão.

Conselhos tutelares

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania, apesar de não haver expediente no feriado, os conselheiros tutelares ficam de sobreaviso para atender demandas urgentes.

Para acionar o Conselho Tutelar, basta ligar no telefone (61) 3213-0657, 3213-0763 e 3213-0766 – todos estão disponíveis 24h.

Museus

Os museus administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec) seguem sem atendimento ao público por conta das medidas de prevenção a Covid-19. Veja os espaços culturais fechados: Museu Nacional da República, Centro Cultural Três Poderes, Memorial dos Povos Indígenas, Museu Vivo da Memória Candanga e Museu de Arte de Brasília

Eixão do Lazer

Eixão do Lazer permanece aberto neste sábado (1º) e no domingo (2). Durante o fim de semana, o fluxo de veículos será interrompido das 6h às 18h.

Torre de TV

Torre de TV reabre para visitação pública neste sábado (1º). O horário de funcionamento é de 9h às 18h, inclusive aos domingos, segundo informações do BRB.

O acesso ao mirante é por ordem de chegada e é obrigatório o uso de máscara, assim como o distanciamento social. São permitidas apenas quatro pessoas, por vez, no elevador.

Zoológico de Brasília

Segundo a administração do Zoológico de Brasília, o espaço funciona de terça a domingo e feriados, das 9h às 17h.

Por causa das medidas de prevenção à Covid-19, o Zoo recebe apenas 1,5 mil visitantes por dia. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada), nas sextas-feiras, sábados, domingos e feriados.

Parque Nacional de Brasília

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque Nacional de Brasília vai funcionar neste sábado (1ª), das 8h às 17h.

Para a Ilha da Meditação, é possível entrar até as 16h. Já para a trilha Cristal Água, o horário limite é às 15h30. As piscinas permanecerão fechadas.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Brasília abre as portas para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O espaço vai funcionar durante todo o feriado deste sábado, no mesmo horário.

Parques do DF

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) informou que os parques ficarão abertos no feriado do Dia do Trabalho. Para acessar os espaços, é obrigatório o uso de máscaras e respeito ao distanciamento social.

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*