«

»

out 30 2021

O que abre e o que fecha hoje e amanhã no Distrito Federal

Brasiliense aproveita feriado para passear no Zoológico – Agência Brasília

O Dia de Finados, comemorado amanhã (2), vai alterar o horário de funcionamento de alguns serviços, espaços e órgãos públicos no Distrito Federal. A data é feriado nacional.

Além disso, hoje (1º) é ponto facultativo para o funcionalismo público local, referente ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro. A alteração da data da folga foi publicada no Diário Oficial.

Confira o que abre e fecha nos próximos dias:

Metrô – De acordo com a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), hoje, o horário de funcionamento segue o mesmo: das 5h30 às 23h30. No Dia de Finados, os trens vão circular das 7h às 19h.

Ônibus – Hoje, os ônibus estarão em operação normal, com horários adotados em dia útil. Amanhã, os veículos funcionarão com tabela horária de domingo. Confira aqui os horários dos ônibus no DF.

Hemocentro – Hoje, o Hemocentro de Brasília atenderá até às 13h, mas ficará fechado amanhã.A fundação informou que os estoques de sangue tipo O positivo, AB negativo e A negativo estão em nível baixo, e os de tipo B negativo, em nível crítico. Para doar, é preciso fazer o agendamento pela internet.

Bancos – A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias abrirão hoje, no DF. No Dia de Finados, porém, todos os bancos estarão fechados.

As áreas de autoatendimento, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking, seguirão disponíveis para os clientes.

Delegacias de polícia – Hoje, o expediente será normal na Polícia Civil (PCDF). Amanhã, todas as delegacias funcionarão em regime de plantão, incluindo as duas delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM I e II) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II). Confira a lista com endereços e telefones das delegacias da PCDF clicandaqui.

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros – Os batalhões da Polícia Militar do Distrito Federal seguem com policiamento ininterrupto durante todos os dias do feriado prolongado. O Corpo de Bombeiros também vai operar em regime de plantão 24 horas, com atendimento pelo telefone 193.

Comércio de Rua e shoppings – A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) informou que bares, restaurantes e supermercados e lojas de shoppings poderão funcionar normalmente durante o feriado prolongado.

O funcionamento de farmácias será facultativo, exceto para aquelas que operam em regime de plantão 24 horas. Lojas de rua, óticas, papelarias e o comércio varejista de carnes, gêneros alimentícios, frutas, verduras, flores e plantas também estão autorizadas a abrir.

INSS – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que as agências estarão fechadas hoje e amanhã. Os agendamentos de serviços e as solicitações de benefícios podem ser feitos pelo aplicativo Meu INSS, ou, ainda, por meio do telefone 135.

Correios – Os Correios informaram que todas as unidades estarão funcionando normalmente hoje. Já no Dia de Finados, não haverá atividade nas agências de atendimento e unidades de tratamento e distribuição.

Para efeito de contagem de prazo de entrega, as postagens após o horário limite na segunda-feira terão como o dia da postagem o próximo dia útil: quarta-feira (3).

Na Hora – De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), não haverá atendimento nos postos do Na Hora, hoje e amanhã

Procon -As unidades de atendimento do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) também estarão fechadas no ponto facultativo e feriado.

Conselhos tutelares – Durante o feriadão, os conselheiros tutelares atenderão somente demandas urgentes. As solicitações podem ser feitas através da Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca), por meio dos seguintes telefones: 125 (ligação gratuita), (61) 3213-0657, (61) 3213-0763, (61) 3213-0766.

Cras, Creas, centros de convivência e Pró-Vítima – As unidades de acolhimento, centros Pop e de Proteção Social, vão funcionar normalmente, ficando disponíveis 24 horas. Porém, os postos de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e centros de convivências só reabrem na quarta-feira (3). O Pró-Vítima, programa da Sejus de atendimento psicológico e de assistência social a vítimas de violência doméstica, intrafamiliar, psicológica, física, sexual e institucional, atenderá em regime de plantão através do telefone (61) 98314-0631.

Ceasa – A Ceasa vai funcionar normalmente hoje. Estará fechada para o público externo no feriado.

Neoenergia –  A Neoenergia Brasília confirmou que as equipes de emergência e o teleatendimento funcionarão em escala normal de trabalho, atuando 24 horas por dia. Em casos de falta de energia, a empresa pode ser acionada por meio do número 3465-9318 (WhatsApp), ou pelo aplicativo. Através do número 116, também é possível falar com o teleatendimento da distribuidora.

Caesb – A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informou que terá expediente hoje e amanhã. Contudo, “as equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão”, bem como o atendimento remoto.

Por meio dos canais virtuais (aplicativo, site e telefone 115), é possível solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, entre outros serviços.

Detran – DF – O Departamento de Trânsito (Detran-DF) informou que não haverá atendimento ao público na hoje e amanhã. Os servidores que atuam na engenharia e fiscalização de trânsito trabalharão em regime de escala. Os serviços on-line funcionarão normalmente.

DER-DF – O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) decidiu suspender as operações de reversão na Estrada Parque Ceilândia (DF-095 / Via Estrutural), na BR-070 e na DF-250 somente amanhã..

Restaurantes comunitários –Todos os 14 restaurantes comunitários do DF  só voltam a abrir na quarta-feira (3).

Eixão do Lazer – Hoje, o Eixão é aberto normalmente para o trânsito de veículos. Já amanhã,  o fluxo dos carros será interrompido para lazer dos pedestres, das 6h às 18h.

Torre de TV –A Torre de TV funcionará normalmente no feriado de Finados, de 9h às 17h45. A visitação “obedece aos protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde por conta da pandemia da covid-19”. Hoje, o espaço fica fechado para limpeza e manutenção.

Zoológico de Brasília – O Zoológico de Brasília, um dos pontos de lazer mais procurados da cidade, estará de portas abertas no Dia de Finados, das 9h às 17h. Para evitar aglomeração, o local funcionará com restrição de público de 2,5 mil pessoas. Hoje o espaço estará fechado.

Jardim Botânico – O Jardim Botânico de Brasília também fica aberto durante o feriado, das 9h às 17h, com entrada permitida até as 16h40.

Parques – O Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek funciona normalmente todos os dias, das 6h às 22h. Já o Parque Nacional de Brasília, fica aberto somente na segunda-feira. O Brasília Ambiental confirmou o funcionamento normal dos parques geridos pelo instituto durante todo o feriado prolongado.

Fonte: G1

Foto: Agência Brasilia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*