«

»

nov 30 2017

Oba! Parque Nacional de Brasília inaugura trilha de 45km

images (2)Será inaugurada neste domingo (3) a “Trilha União do Parque Nacional de Brasília”. É um grande presente para os esportistas de Brasília. Com extensão de 45 km, o trajeto é voltado tanto para os amantes de bike quanto para quem curte uma boa caminhada.

A travessia liga o circuito de trilhas da Floresta Nacional de Brasília (44 km) e o circuito da Serrinha do Paranoá (aproximadamente 47 km), localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central, totalizando aproximadamente 136 Km de trilhas contínuas e sinalizadas, tornando este o maior circuito para mountain bike do Brasil.

Segundo o Instituto Chico Mendes, o novo atrativo integra quatro UCs: Flona de Brasília, APAs do Planalto Central e do Rio Descoberto e Reserva Biológica (Rebio) da Contagem.

Essa será uma ferramenta de integração ambiental, social, de conservação e de contemplação da natureza, segundo afirmam os técnicos que trabalharam nesse projeto..

O percurso também é parte integrante do projeto de implementação do “Caminho dos Goyazes/Trilha Missão Cruls”, com aproximadamente 600 km de extensão, que irá ligar a cidade de Cavalcante a Goiás Velho (GO), por meio da parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Estado de Goiás e municípios e da sociedade civil.

A ideia de implementar uma trilha em volta do parque surgiu a partir de um processo de interlocução entre o ICMBio e o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), frente à necessidade de adoção de medidas de proteção à fauna ao longo da rodovia DF-001

Foram confeccionadas placas de sinalização e materiais educativos sobre a importância das unidades de conservação. Além disso, foi estabelecida a redução da velocidade da via para 60 km/h, instalação de dispositivos redutores de velocidade entre outras medidas.

A implementação da trilha surgiu a partir da realização de uma série de eventos de capacitação promovidos pelo ICMBio, realizados na Floresta Nacional de Brasília e nos EUA, em parceria com o Serviço Florestal Americano..

Além das UCs e do DER/DF, participaram do projeto a Coordenação Geral de Uso Público e Negócios do ICMBio, com forte apoio e engajamento dos voluntários do Instituto, que atuaram no processo desde a etapa de planejamento até as etapas de monitoramento e manutenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*