«

»

mar 31 2015

OBA! ROLLEMBERG COMEÇA A FALAR DO PARQUE TECNOLÓGICO DO DF

RENATO RIELLA

O noticiário oficial do GDF informa que o governador Rodrigo Rollemberg convidou a Embrapa para ser a empresa âncora na criação do complexo tecnológico.

Na verdade, não é bem assim, pois lá já está em operação o complexo de tecnologia integrado do Banco do Brasil e da Caixa, um investimento bilionário que abriu as atividades do polo industrial.

Trata-se do já denominado Parque Tecnológico Capital Digital (PTCD), que conta com área de 120 hectares perto do Balão do Torto (defronte ao Lago Norte), já com licença ambiental, esperando apenas que o Governo do DF e a Terracap tomem a decisão política de implantá-lo.

No governo Agnelo, foi feita licitação para escolha de complexo empresarial que pudesse instalar o PDCT, mas interesses escusos dentro da administração pública fizeram que essa iniciativa fracassasse.

Representando o Sinfor (sindicato da indústria da tecnologia), participei de todas as reuniões e vi o entusiasmo do setor diante da perspectiva de ter área apropriada para instalar unidades diversas de Tecnologia da Informação.

A reunião do governador com o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes, reabre o assunto, mas preocupa ver no noticiário oficial a informação de que o Parque Tecnológico pode focar em estudos dos trópicos, no que diz respeito à medicina, à tecnologia da informação e à agricultura.

A vocação principal do Parque, e para isso ele foi criado, é desenvolver a produção de TI no DF, onde hoje já existem empresas de porte nacional, ocupando espaço em projetos nos diversos estados brasileiros.

Rollemberg disse que um grupo de trabalho será criado para definir o modelo do parque e como ele será gerido. A partir de agora, o governo quer intensificar as conversas com o setor produtivo e com entidades científicas e tecnológicas.

É importante ouvir o Sinfor, que tem essa discussão bem avançada, só não concluída por causa de trapalhadas imperdoáveis do governo passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*