«

»

abr 06 2021

ONGs querem reuniões “abertas” entre Biden e Bolsonaro sobre a Amazônia

Nossa casa está queimando”, afirma Macron sobre incêndios na Amazônia | Congresso em Foco

Em carta, cerca de 200 organizações não governamentais de defesa do meio ambiente pediram ao presidente norte-americano, Joe Biden, que as negociações com o Brasil sobre a Amazônia não sejam a “portas fechadas”.

Segundo as ONGs, as negociações e os acordos entre os países que não levem em conta a sociedade civil, os governos subnacionais, a academia e as populações locais endossam o que chamaram de “tragédia humanitária e o retrocesso ambiental e civilizatório imposto por [Jair] Bolsonaro [presidente do Brasil]”.

A carta pede ainda que nenhum acordo seja firmado comgoverno brasileiro antes que o desmatamento na Amazônia seja reduzido aos níveis determinados pela Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC).

“Qualquer projeto para ajudar o Brasil deve ser construído a partir do diálogo com a sociedade civil, os governos subnacionais, a academia e, sobretudo, com as populações locais, que até hoje souberam proteger a floresta e todos os bens que ela abriga”, afirmaram as ONGs.
“O governo Bolsonaro tenta a todo custo legalizar a exploração da Amazônia, trazendo prejuízos irreversíveis para nossos territórios, povos e para a vida no planeta”, disse Alberto Terena, coordenador- executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, outra ONG signatária da carta.

“Quando o Cerrado, a Amazônia ou o Pantanal queimam, é o nosso povo que queima. O governo Bolsonaro faz acordos bilaterais de destruição da natureza que não cumprem o que está na Constituição; ele não respeita e não demarca nossos territórios”, afirmou Biko Rodrigues, da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas.

Com informações de agências

Foto: Congresso em Foco-Uol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*