«

»

ago 02 2013

ÕNIBUS VELHO AGORA PODERÁ SER DENUNCIADO NO DF

As empresas de ônibus que prestam serviços no Distrito Federal terão que se enquadrar a uma nova regra a partir de agora. O governador Agnelo Queiroz  sancionou a lei da deputada distrital Liliane Roriz (PSD), que obriga a fixação de placas informativas nos veículos que operam no Sistema de Transporte Público do DF. A medida está publicada no Diário Oficial do dia 8 de julho.

De acordo com a nova lei, as placas deverão conter informações como identificação do carro, ano de fabricação, prazo para circulação e a data final de permanência na frota do sistema. “No Distrito Federal, por lei, todos os ônibus deveriam ter uma idade útil de 7 anos, mas o que se vê são carros velhos, sucateados e sem condição de transportar passageiros, mas isso pouco é fiscalizado”, argumentou a deputada.

Segundo ela, a nova lei fará com que o próprio cidadão denuncie veículos que estejam fora dos padrões permitidos. “Sem dúvida, é uma medida para impedir abusos das empresas e, acima de tudo, uma garantia para a segurança do usuário do transporte”, frisou.

As empresas serão responsáveis por arcar com os custos da fixação das placas e terão até 30 dias para se adaptarem à nova lei. O governo promete publicar uma portaria nos próximos dias para estipular as penalidades para os grupos que não respeitarem a nova legislação. A exigência coincide com a entrada de ônibus novos no sistema, podendo dar certo por isso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*