«

»

mar 23 2020

ONU pede cessar-fogo “imediato e global” diante do avanço do coronavírus

Resultado de imagem para antonio guterres

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, lançou hoje um chamado a “um cessar-fogo imediato e global” para preservar os civis dos países em conflito diante da pandemia de coronavírus.

“A fúria do vírus revela claramente que a guerra é louca”, enfatizou durante um breve discurso na sede da ONU, sem citar nenhum país em particular.

“É por isso que hoje estou pedindo um cessar-fogo imediato e global em todos os cantos do mundo”, declarou.

A Síria já registrou um primeiro caso de COVID-19 e contágios foram relatados em outros lugares com conflitos, como na República Democrática do Congo e no Afeganistão.

Especialistas e diplomatas acreditam que o vírus causará importantes estragos em países em conflito, que geralmente são muito pobres e têm sistemas de saúde frágeis.

“É hora de colocar o conflito armado em isolamento e nos concentrarmos na verdadeira luta de nossas vidas”, disse Guterres. “Silenciem as armas; parem as artilharias; acabem com os ataques aéreos”, pediu.

Suspender os combates será crucial para a abertura de corredores para fornecer ajuda e salvar vidas, disse ele.

“Vamos acabar com o flagelo da guerra e combater a doença que está devastando o mundo. Isso começa pelo fim dos combates em todos os lugares. Agora”, enfatizou.

Após o pedido de Guterres na semana passada para fornecer uma resposta global à pandemia que coloca “milhões” de vidas em risco, a ONU deve divulgar na quarta-feira um plano detalhado de ajuda humanitária global, com a criação de um fundo dedicado à luta internacional contra o vírus.

Com informações de

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*