«

»

out 29 2021

Operação “Cid falso” tem como alvo venda de atestados médicos em Guararapes (PE)

A Polícia Federal deflagrou hoje (29) a Operação Cid Fácil, com o objetivo investigar a venda de atestados médicos falsos para a obtenção fraudulenta de benefícios previdenciários.

Policiais federais deram cumprimento a dois mandados de busca e apreensão em Jaboatão dos Guararapes/PE. Foram arrecadados documentos, aparelhos celulares, computadores, carimbos, cartões do INSS e todo o material que possa instruir o inquérito em andamento.

A investigação teve início em 2019 e apura a falsificação de atestados médicos perante várias agências do INSS, os quais eram vendidos para as pessoas interessadas, com o acompanhamento dos beneficiários para as entrevistas no INSS, para a obtenção de auxílio doença, aposentadoria por invalidez e benefício assistencial a pessoa portadora de deficiência.

A fraude chegou ao conhecimento da Polícia Federal a partir da informação de um médico, dando conta da falsificação de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina. A Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes confirmou que tal médico não possuía qualquer vínculo com o município, não podendo ter emitido o atestado em questão.

A partir daí, chegou-se à identificação do responsável pela falsificação e venda dos atestados médicos a dezenas de pessoas. Sabe-se que, ao ser concedido o benefício fraudulento, parte do dinheiro era depositado mensalmente na conta dos estelionatários.

Ainda estão sendo levantados o número de benefícios falsificados bem como o prejuízo aos cofres públicos. O investigado responderá pela prática de estelionato qualificado – artigo 171, parágrafo 3º do Código Penal, cujas penas variam de 1 a 5 anos de reclusão.

Fonte: Ascom/PF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*