«

»

abr 18 2017

OPINIÃO: ENTENDEDORES, ENTENDERÃO!

LEILIANE REBOUÇAS

É lamentável como no governo de Brasília existem pessoas despreparadas e insensíveis para a preservação do patrimônio arquitetônico da cidade. Ao longo dos anos, assistimos aos vários equívocos feitos em Brasília cujos efeitos são devastadores para a estética da capital federal.

São pequenos equívocos aqui e ali que vão “estragando” Brasília aos poucos. Frutos da ignorância governamental sobre a sua concepção.

Assim, vemos uma torre de TV com a pintura completamente diferente do que originalmente era, e que dá a impressão que o prédio está de saias, ou de meias.

Assim também é a iluminação feita pela CEB que destruiu todo o conceito do jogo de sombras e luzes que o Lúcio Costa concebeu para a Praça dos Três Poderes, Esplanada e todo o eixo monumental para valorizar a arquitetura de Oscar Niemeyer.

Quem conhece bem a história de Brasília sabe que Peter Gasper está para a iluminação da obra de Niemeyer assim como Joaquim Cardoso está para a estrutura de suas obras.

Mas, esse projeto técnico foi totalmente modificado pela CEB que tornou as áreas turísticas da cidade numa profusão de postes espetados em frente aos monumentos ferindo de morte a paisagem tombada. E, ainda, mantendo a Praça dos Três Poderes numa escuridão.

E o que falar das árvores plantadas em locais indevidos?

Falta sensibilidade e conhecimento nos órgãos governamentais. A escuridão da Praça revela a escuridão nas mentes políticas e gestoras do patrimônio e do turismo na capital federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*