«

»

set 17 2020

ORÇAMENTO DA UNIÃO TERÁ PROJETO QUE SUBSTITUA O RENDA BRASIL

—RENATO RIELLA—

Presidente Bolsonaro flexibilizou sua postura anterior e autorizou o Senador Márcio Bittar, relator do Orçamento da União para 2021, a incluir despesas incluindo um novo programa social em seu relatório.

Bolsonaro havia proibido de se falar de Renda Brasil dentro do Governo, mas parece estar buscando solução alternativa, depois de prestigiar bastante o Ministro da Economia, Paulo Guedes, nas últimas horas.

O relator do Orçamento explicou que vai levantar a criação de um  programa social para auxiliar a população de baixa renda após o fim do pagamento do auxílio emergencial em dezembro, mas não chamou a proposta de Renda Brasil.

De acordo com Márcio Bittar, o momento não é de “especular” sobre onde serão feitos os cortes de gastos para viabilizar o programa. Ele apresentará o relatório na semana que vem, já com as despesas previstas para o auxílio aos mais pobres.

Disse que, a partir de agora, vai conversar com os líderes do Governo no Senado e na Câmara, e discutir o assunto também com a equipe do Ministro Paulo Guedes.

 

AMAZÔNIA – Governos da Dinamarca, França, Holanda, Alemanha, Itália, Noruega, Reino Unido e Bélgica enviaram carta ao Vice-Presidente Hamilton Mourão, expressando preocupações com a degradação da Amazônia.

Afirmam que, “na Europa, há um interesse legítimo no sentido de que os produtos e alimentos sejam produzidos de forma justa, ambientalmente adequada e sustentável”. Por isso, os números do desmatamento na Floresta Amazônica estariam preocupando “consumidores, empresas, investidores e a sociedade civil”.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram um aumento no número de focos de incêndio de 7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os representantes dos oito países, participantes da parceria das Declarações de Amsterdã, reafirmam que estão dispostos a colaborar com o Brasil em projetos de preservação.

Vice-Presidente Mourão respondeu que está disposto a acompanhar missão internacional, que pode ser formada por embaixadores dos países europeus, numa viagem de trabalho pela Amazônia no mês de outubro.

A intenção é envolver organismos internacionais, de forma mais ativa, na preservação da floresta brasileira.

 

OCDE – A recessão mundial será menor que o previsto inicialmente em 2020. A economia global parece estar se recuperando do baque provocado pelo coronavírus mais rápido do que se imaginava há alguns meses, segundo afirmou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A organização estima que a economia mundial está a caminho de se contrair 4,5% este ano. Representa melhora ante a queda de 6% prevista em junho.

Para o Brasil, a OCDE projeta queda de 6,5% em 2020, ante estimativa anterior de tombo de 7,4%. Para 2021, a projeção é de alta de 3,6%.

A projeção da OCDE para o Brasil é mais pessimista que a do mercado brasileiro, que prevê uma queda de 5,11% do PIB do Brasil em 2020, segundo a pesquisa Focus do Banco Central.

 

SELIC – Depois de nove reduções, o Banco Central manteve ontem a taxa básica de juros Selic em 2% ao ano, conforme previsto.

Em dezembro, o assunto volta à discussão do Copom, na última reunião do ano para avaliação da taxa de juros.

 

PIB – Produto Interno Bruto (PIB) recuou no trimestre encerrado em julho, segundo dados do Monitor do PIB da FGV.

De acordo com o estudo, a economia brasileira recuou 4% na comparação com o trimestre findo em abril. Houve queda de 8,9% na comparação com o trimestre encerrado em julho de 2019.

Analisando-se o mês de julho, houve alta de 2,4% na comparação com o mês anterior e queda de 6,1% em relação a julho do ano passado.

No trimestre encerrado em julho, na comparação com o mesmo período do ano passado, o consumo das famílias recuou 10,1%.

 

MINISTRO – Tomou posse o General Eduardo Pazuello como Ministro da Saúde. Não muda nada em relação à situação anterior.

Como interino, ele conseguiu estabelecer relacionamento positivo com governos estaduais e municípios.

 

MAIA – Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, está com covid.

Ele e quatro outras autoridades (a presidente do TST, inclusive) teriam se contaminado na posse do STF, na semana passada.

 

PARAGUAI – Brasil e Paraguai decidiram reativar o comércio entre as cidades fronteiriças de Foz do Iguaçu, no Paraná, e Ciudad del Este, no Paraguai; Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul, e Salto del Guairá, o Paraguai; e Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

 

CARTAS – Empresa Correios informa que registrou, nas últimas quatro semanas, 187 milhões de cartas e encomendas entregues em todo o país.

No entanto, após sucessivas tentativas de negociação, os Correios anunciaram que aguardam decisão judicial sobre a greve dos empregados.

Julgamento da ação de dissídio coletivo está marcado para a próxima segunda-feira (21).

 

COVID – Número de mortes pela covid-19 no Brasil, ontem, voltou a ficar abaixo de mil (987), tendência de queda observada nas últimas semanas. Total de óbitos atingiu 134.106.

O sistema do Ministério da Saúde informa que, do total de infectados no Brasil, 84,2% dos pacientes já se recuperaram, ou seja, 3.720.312 pessoas.

 

AGENDA – Presidente Bolsonaro mais uma vez prestigia um projeto de energia solar.

Hoje ele passa o dia em Coremas, na Paraíba, inaugurando a Usina Fotovoltaica Coremas III, com ato de divulgação do Programa de Eficiência Energética.

 

ECONOMIA – Dentro da pequena oscilação da semana, a Bolsa de Valores fechou ontem em 99.676 pontos.

Dólar ficou em R$ 5,23.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*