Celebrar a data com manifestações culturais marca uma vocação de Ceilândia, que junto com Águas Claras e Taguatinga, tem as maiores concentrações de microempreendedores individuais (MEI) de Cultura do Distrito Federal. O levantamento da Companhia de Planejamento também aponta que a presença desses negócios fomenta o mercado de trabalho local, cujo PIB representa 10% da renda da unidade da federação.
A força da cultura em Ceilândia pode ser explicada pela influência do Nordeste brasileiro em manifestações do hip-hop, rap, forró e grafite, além do artesanato. Ceilândia abriga a Casa do Cantador, considerada o coração da poesia e do repente no Distrito Federal.
Segundo o secretário de Cultura, Adão Cândido, apoiar este e outros grandes eventos reforça o compromisso da gestão em promover a difusão cultural, levando ações a todas as áreas. Ele destaca o potencial da Cultura na geração de emprego e renda, que trazem oportunidades e ajudam na formação de cidadãos.
“O aniversário da Ceilândia é um momento para enaltecer as ações e manifestações culturais produzidas pelos artistas locais, que inspiram e contribuem com o desenvolvimento da região”.
Fonte: Secretaria de Cultura