«

»

set 18 2020

Osnei Okumoto é nomeado como secretário de Saúde do DF

Brasília: Vacina russa contra o coronavírus poderá ser usada no DF, diz  secretário

O governador Ibaneis Rocha (MDB), oficializou hoje (18) Osnei Okumoto como novo secretário de Saúde do Distrito Federal. A nomeação foi publicada no Diário Oficial.

Okumoto é farmacêutico bioquímico e estava à frente da pasta interinamente desde o dia 25 de agosto. Ele assumiu a gestão da Saúde na capital após a prisão de Francisco Araújo, investigado por fraudes na compra de testes para Covid-19, no âmbito da operação Falso Negativo.

Com a nomeação, Osnei deixa a presidência da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB).

No lugar dele, assume Bárbara de Jesus Simões, que ocupou a presidência da o Hemocentro de janeiro de 2019 até março deste ano. À época, ela deixou o cargo para a nomeação de Osnei.

Na segunda-feira (14), Ibaneis exonerou o ex-secretário de Saúde Francisco Araújo e outros seis integrantes da pasta. O grupo foi preso em 25 de agosto, alvo da operação Falso Negativo. Além do secretário, perderam os cargos:

  • Eduardo Hage Carmo, subsecretário de Vigilância à Saúde do DF
  • Ramon Santana Lopes Azevedo, assessor especial da Secretaria de Saúde do DF
  • Eduardo Seara Machado Pojo do Rego, secretário adjunto de Gestão em Saúde do DF
  • Emmanuel de Oliveira Carneiro, diretor de Aquisições Especiais da Secretaria de Saúde
  • Iohan Andrade Struck, subsecretário afastado de Administração Geral da SES-DF
  • Erika Mesquita Teixeira, gerente de Aquisições Especiais da Secretaria de Saúde

Deflagrada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a operação Falso Negativo apura um esquema de desvio de recursos e fraude em contratos para a compra de testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus e equipamentos para hospitais. A suspeita é de que as irregularidades tenham gerado prejuízo de R$ 18 milhões aos cofres públicos.

Entre os 15 investigados, cinco estão presos: Francisco Araújo, Ricardo Tavares, Eduardo Seara, Ramon Santana e Jorge Antônio Chamon.

Antes de serem exonerados, todos foram afastados dos cargos e Chamon, oficialmente desligado. Os suspeitos tentam habeas corpus na Justiça.

Eduardo Hage chegou a ser preso, porém, conseguiu liberdade pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Há um mandado de prisão contra Iohan Stuck, que é considerado foragido. A defesa dele afirma que o subsecretário está isolado com sintomas da Covid-19. Um teste, no entanto, teve resultado negativo. Os advogados questionam o exame.

Com informações de G1

Foto: Bol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*