«

»

jul 23 2015

PACTO PELA VIDA VISA AMPLIAR A SEGURANÇA NO DF

Na estratégia de criar fatos positivos, o governador Rodrigo Rollemberg assinou o decreto de criação do programa “Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida”. O objetivo é diminuir o número de homicídios e melhorar a qualidade dos serviços de segurança pública em todo o DF.

Rollemberg se baseia em experiência semelhante que foi desenvolvida pelo então governador de Pernambuco, Eduardo Campos (falecido no ano passado), também do PSB.

Atualmente, o Distrito Federal é a 12ª região mais violenta do Brasil, … segundo edição mais recente do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São 24,7 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes, média superior inclusive à do país, que é de 23,7.

Além do Pacto Pela Vida, outros dois decretos também foram assinados: um determina a divulgação mensal sobre as estatísticas de segurança pública e o outro define as 20 áreas e as quatro regiões integradas de segurança do DF.

Também foi assinada uma carta de adesão, que prevê reuniões bimestrais para discutir ações que possam melhorar o diálogo entre a Polícia Civil, o Ministério Público e o Judiciário, resultando, assim, em maior número de condenações. Ele prevê ainda a instalação de Câmaras Técnicas de Monitoramento.

As câmaras serão instâncias de discussão especializadas sobre temas sensíveis ao Pacto, como o monitoramento dos homicídios, uso e tráfico de drogas, violência contra a mulher, paz no trânsito, atenção a pessoas em situação de rua, entre outras.

Segundo o secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Arthur Trindade, o trabalho começa por reuniões entre os representantes de diferentes setores do governo e a comunidade, onde as necessidades da população são ouvidas, analisadas e encaminhadas para a área responsável.

“A ideia é criar um ambiente em que todos se sintam responsáveis pela segurança pública de Brasília”, afirmou o governador Rodrigo Rollemberg durante o lançamento do programa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*