«

»

mar 28 2021

Papa Francisco celebra a missa de Ramos para reduzido número de fiéis

Santa Missa do Domingo de Ramos presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro 28.03.2021 (Vatican Media)

O papa Francisco celebrou hoje (28) a missa de Ramos, que marca o início da Semana Santa, e rezou o Angelus na presença de um número reduzido de fiéis na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O pontífice recitou a homilia diante de 100 convidados e 30 religiosos, incluindo cardeais. A tradicional procissão com ramos de oliveira foi cancelada para cumprir as normas sanitárias. Francisco deu uma bênção à distância, do altar.

“Entramos na Semana Santa, pela segunda vez no contexto da pandemia”, lembrou o papa. “No ano passado, estávamos mais chocados, este ano estamos mais afetados. E a crise econômica está mais grave”, acrescentou.

O pontífice, de 84 anos, acostumado a receber multidões, apertar a mão dos fiéis e beijar as crianças foi obrigado a reduzir significativamente suas aparições públicas, desde o início da pandemia. O papa, que já foi vacinado, também teve de cancelar várias audiências. Além disso, as medidas de confinamento impedem que os peregrinos se reúnam na praça de São Pedro.

Francisco pediu aos fiéis que “rezem por todas as vítimas da violência, especialmente pelas vítimas do atentado cometido na manhã deste domingo na Indonésia, diante da catedral de Makassar”.

Ao menos 14 pessoas ficaram feridas neste domingo (28) em um atentado suicida contra a catedral de Makassar, no leste da Indonésia, logo após a celebração da missa do Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa para os cristãos.

A forte explosão aconteceu do lado de fora da catedral do Sagrado Coração de Jesus, localizada na parte sul das ilhas Sulawesi, às 10h30 locais (0h30 de Brasília).

O presidente indonésio, Joko Widodo, “condenou com veemência o ato terrorista”. “O terrorismo é um crime contra a humanidade”, afirmou o chefe de Estado. “Faço um apelo a todos para que lutem contra o terrorismo e o radicalismo, que são contrários aos valores religiosos”, completou.

De acordo com as autoridades do país, pelo menos um dos dois responsáveis pelo ataque morreu na explosão. “Duas pessoas circulavam em uma motocicleta quando aconteceu a explosão, perto da porta de entrada.

Os agressores tentavam entrar no complexo da catedral”, disse o porta-voz da polícia, Argo Yuwono. “A moto ficou destruída e há restos mortais. Estamos tentando identificar os criminosos”, completou.

O Domingo de Ramos marca a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, de acordo com a tradição cristã, e representa o início da Semana Santa. Não é a primeira vez que igrejas cristãs são alvos de ataques dos extremistas na Indonésia, país de maioria muçulmana mais populoso do mundo.

Com informações de AFP

Foto: Vatican News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*