«

»

abr 13 2013

PAPA FRANCISCO VAI MUDAR O BRASIL EM JULHO

RENATO RIELLA

Depois do mês de julho deste ano, o Brasil não será o mesmo. Vai mudar para melhor. Isso porque haverá, de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, a Jornada Católica Mundial da Juventude, com a presença de milhões de católicos de todo o mundo e número semelhante de brasileiros. A passagem do novo Papa Francisco pelo Rio, dentro desse contexto, terá efeitos sociais que vão revolucionar não somente o nosso país, mas toda a América Latina.

Foi assim em junho de 1980, em plena ditadura militar, quando o Papa João Paulo II fez a primeira visita ao país e abriu as portas para a liberdade do povo brasileiro, que vivia acabrunhado desde 1964.

No seu primeiro discurso, em Brasília, perante o quinto e último ditador militar, o feroz general João Figueiredo, João Paulo afirmou coisas como: “Penso numa visão do homem que não tenha medo de dizer”. Mas como não ter medo de dizer se tudo era proibido pelo Exército e pela Polícia Federal?

Nós, jornalistas, morrendo de medo, publicamos essas declarações do Papa e comemoramos quando vimos que não houve contestação nem repressão. Estava se processando uma mudança histórica na nossa terra.

O Papa disse outras coisas surpreendentes, frente a frente com o ditador, como quando se referiu “ao inevitável claro-escuro que se encontra na história de cada povo”. E como havia claro-escuro no Brasil!

A presidente Dilma Rousseff, quando receber o Papa Francisco, deve sempre lembrar da fala de João Paulo II em 1980, na ditadura, sendo marcante esta advertência, muito válida ainda hoje: “A luz prevaleça sobre as sombras”.

Se, na ditadura, João Paulo foi revolucionário e implantou um novo Brasil, imaginem o Papa Francisco nesta extrema democracia que assola o país. Não ficará pedra sobre pedra. Quem viver, verá. Creio que ele falará de forma marcante sobre os nossos descompassos sociais e a distância entre ricos e pobres.

Em tempo: mesmo trabalhando na Agência oficial de notícias, a EBN, pude fazer grande cobertura da viagem de João Paulo II em 1980, com total liberdade, mandando para todo o mundo a mensagem de mudança que sacudiu o Brasil. Certamente Deus ajudou todos os brasileiros naquele momento. Nas 13 cidades visitadas, vi os momentos coletivos mais emocionantes da minha vida, com fé e esperança em cada olhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*