«

»

fev 21 2014

Parceria contra tráfico humano no DF

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano é Fraternidade e Tráfico Humano. A Arquidiocese de Brasília firmou parceria com a Secretaria de Justiça (Sejus), por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que faz um trabalho preventivo contra o tráfico de pessoas por meio de capacitações, palestras e blitz educativas.

O Distrito Federal tem desempenhado um importante trabalho na luta contra o tráfico de pessoas. As ações são realizadas pelo Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, da Secretaria de Justiça.

Somente em 2013, quase 4 mil pessoas foram informadas sobre o tema nas ações da coordenação. Mais de 500 pessoas foram capacitadas para identificar possíveis vítimas do tráfico de pessoas e aliciadores. Participaram dos treinamentos servidores públicos e funcionários de empresas privadas.

Para o secretário de Justiça, Alírio Neto, é importante que as pessoas que fazem atendimento direto ao público saibam fazer essa identificação. “Nosso intuito é dar informação sobre essa prática para que conheçam o perfil das vítimas e dos aliciadores e como denunciar”.

O trabalho de divulgação e prevenção também é intenso. Mais de 3 mil estudantes de escolas públicas e privadas assistiram palestras sobre o tráfico de pessoas. A ideia é evitar que os jovens sejam vítimas desse tipo de crime.

A situação do tráfico humano no país e no mundo é alarmante. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) identificam que no Brasil o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas por ano, incluindo homens, mulheres e crianças, mas principalmente pessoas vulneráveis e carentes – psicologicamente e de recursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*