«

»

out 23 2020

Pesquisa mostra que o DF fez o maior número de testes da Covid-19 no País

Covid-19: governo anuncia plano de testes | Agência Brasil

A Pnad Covid19, pesquisa realizada pelo IBGE  revela que o número de pessoas que fizeram algum teste de diagnóstico da covid-19 chegou a 21,9 milhões em setembro, o equivalente a 10,4% da população. Isso representa um aumento de quatro milhões em relação a agosto, em que 17,9 milhões haviam feito o teste.

Houve aumento também no número de testes positivos para a doença. No mês passado, 3,9 milhões de brasileiros receberam o diagnóstico da covid-19, já em setembro foram 4,8 milhões de pessoas que testaram positivo.

Por grupos de idade, o maior percentual de pessoas que fizeram algum teste para detecção da covid-19 foi entre 30 a 59 anos, cerca de 14,3% do total. Em seguida, os grupos de 20 a 29 anos (12,1%) e 60 anos ou mais (9,2%).

O Distrito Federal foi a unidade da Federação com maior percentual de testes realizados, cerca de 22,2%. Na sequência vem o Piauí (17%) e Goiás (16%). Os estados com menor porcentagem de testes realizados foram Pernambuco (6,8%), Acre (6,9%) e Minas Gerais (7,8%).

Três tipos de testes são abordados pela pesquisa: o SWAB, exame em que o material é coletado com cotonete na boca e/ou nariz; o teste rápido com coleta de sangue por um furo no dedo; e o exame com sangue retirado na veia do braço.

Dos 21,9 milhões de pessoas que fizeram o teste, 8,8 milhões fizeram SWAB e, destas, 2,3 milhões receberam diagnóstico positivo.

Este é o primeiro levantamento mensal feito pelo IBGE sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus no país. Até a semana passada, eram divulgados boletins semanais.

Com informações de R7

Foto: EBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*