«

»

jan 11 2018

PESQUISA: Rollemberg perderia de todos e Frejat ganharia em possível segundo turno

GUSTAVO ROQUETE (Distrito AS)

Em nova pesquisa, realizada pelo Instituto Axiomas Brasil, em janeiro de 2018, o cenário para a reeleição do atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) demonstra uma situação nada animadora para o socialista, que irá enfrentar um cenário eleitoral bastante nebuloso para o seu futuro político.

Para calcular esses votos do segundo turno, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Em simulações para o segundo turno, em que Rodrigo Rollemberg enfrentaria possíveis candidatos, como Jofran Frejat (PR-DF) e Alberto Fraga (DEM-DF), a disputa terminaria em desfavor ao representante do PSB no DF.

Contra os dois políticos apresentados, Rollemberg apresenta menos da metade das intenções de votos dos eleitores.

Contra o deputado federal Alberto Fraga, Rollemberg teria apenas 38% das intenções de votos em um possível segundo turno.

Já contra o ex-deputado Jofran Frejat, a diferença seria ainda pior, já que o sociailsta conseguiria apenas 27% dos votos validos.

A pesquisa de segundo turno aponta intenção de votos muito baixa para o atual governador. Após três anos de desgaste e com diversas categorias do serviço público em atrito com a  gestão atual, Rollemberg já acumulou uma reprovação recorde no DF.

 

Outros cenários

As simulações para o segundo turno também abordaram outras opções de candidatos. Em uma disputa direta entre Alberto Fraga e Jofran Frejat, o candidato do PR aparece com 57% das intenções, contra 43% do candidato do Democratas.

Já em uma disputa direta contra Eliana Pedrosa (Podemos-DF), a vantagem de Frejat fica maior, chegando  a 64% das intenções, deixando a candidata do Podemos com 36% dos votos válidos.

Em confronto direto contra Fraga, Eliana Pedrosa sairia com um pouco mais de intenções de votos que na disputa com Frejat, mas ainda não conseguiria vencer Alberto Fraga, que tem 58% das intenções, contra 42% de Pedrosa.

Em um último cenário, em que a disputa ocorre entre Alberto Fraga e Alírio Neto (PTB-DF), o democrata ainda mantém a vantagem, com 57% dos votos, deixando Alírio com 43% no total de votos válidos.


Uma corrida para todos

A disputa para 2018 pelo cargo maior do DF será bem apertada, possuindo candidatos e seus partidos de olhos bem firmes no Palácio do Buriti.  E essa disputa promete ser intensa até o dia das eleições.

Os nomes listados foram os dos possíveis candidatos melhores posicionados, quando perguntados quanto à intenção de votos.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Axiomas Brasil, no Distrito Federal, em janeiro de 2018, com 912 eleitores, com índice de confiança de 95% e margem de erro de 3,5%.

O cenário apresentado foi em pesquisa estimulada com os nomes dos candidatos em possíveis cenários de segundo turno, sendo apresentados ao eleitor para sua definição de intenção de voto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*